Franklin de Freitas/Arquivo BP – Mercado mantém-se aquecido na Capital

O mercado de locação de imóveis está aquecido em Curitiba e já supera o patamar pré-pandemia, revela uma pesquisa do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), pertencente ao sistema Secovi-PR. Conforme o estudo, o principal destaque do setor tem sido os imóveis comerciais, que registraram em maio de 2022, maior índice de Locação Sobre Oferta(LSO) de unidades dos últimos dois anos e meio. A procura por imóveis residenciais, por sua vez, também vem registrando um excelente resultado neste ano.

Começando pelos imóveis comerciais, o LSO ficou em 7,9% no último mês, o que significa que de cada 100 imóveis disponíveis para locação, oito conseguiram um novo inquilino. O valor supera em 0,4 ponto porcentual (p.p.) o valor registrado em abril, de 7,5%. Na comparação com maio de 2021 (6,3%), o índice deste ano cresceu 1,6 ponto percentual (p.p.). Já quando a atenção recai sobre o mesmo mês de 2020, quando o LSO comercial ficou em 2,8%, constata-se que o aumento foi de 5,1 p.p.

Em 2022, a média de janeiro a maio para o índice ficou em 6,7% contra 4,9% dos cinco primeiros meses de 2021 e 4,3% do mesmo período do ano anterior.

Para fins comerciais, os bairros mais procurados em maio foram Centro (34,2% das negociações), Batel (8,9%) e Água Verde (5,5%). Em relação aos tipos de imóveis, a preferência da maioria dos locatários é por conjuntos (50,7%). Em seguida, vêm as lojas (35,6%) e casas (11,6%).