Divulgação

Ayrton Lolô Cornelsen, conhecido como Lolô Cornelsen, completa 96 anos neste sábado (7).

Nascido em 1922, o engenheiro e um dos últimos arquitetos da geração de modernistas brasileiros é responsável por inúmeros projetos que marcaram a arquitetura paranaense e do Brasil.  Entre elas, estão o Autódromo Internacional de Curitiba, inaugurado em 1987, assim como o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o Autódromo de Luanda, em Angola; e o Autódromo de Estoril, em Portugal, onde também projetou cerca de 33 hoteis.

O arquiteto também foi o inventor da caixa de brita e do elevador panorâmico, apesar de não ter patenteado suas invenções.

Lolô Cornelsen também marcou a história do futebol paranaense e foi tricampeâo do Campeonato Paranaense de Futebol com a camisa do Clube Atlético Paranaense – amador de 1943 e 1944 – e com o time principal, em 1945.

O arquiteto e ex-futebolista também mudou o escudo do clube, que, de um triângulo com listras verticais e um acrônimo CAP no canto superior esquerdo, passou a ser o mesmo acrônimo do antigo, só que sem contorno, mais estilizado e ao estilo barroco. Porteriormente, o símbolo acabou ganhando mais elementos.

Atualmente, prestes a completar 96 anos, Cornelsen faz parte do Banco de Ideias do Instituto de Engenharia do Paraná, em que criou projetous e aprimorou antigos, como o projeto “Casa Fácil”, uma ideia inteligente que tinha o objetico de reconstruir as estruturas do Haiti após o terremoto que atingiu o país em 2010, por meio do uso de casas pré-moldadas, de fácil construção e de valor acessível.