Franklin de Freitas

O dono da Havan, Luciano Hang, cumpriu a promessa feita em reunião de segunda (31) comadada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e enviou gerentes e funcionários para o protesto dos empresários nesta (1) contra as medidas restritivas da prefeitura de Curitiba para conter o avanço da Covid. O grupo uniformizado e com bandeiras foi dos primeiros a chegar na Praça Nossa Senhora Salete, no Centro Cívico, de onde partirá carreata, logo mais, por volta das 16 horas. 

A manifestação começará às 16 horas e deve seguir até as 18 horas, começando na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, passará pela Rua Mateus Leme, até o Parque São Lourenço, onde haverá parada e depois os carros retornarão para o Centro Cívico pela Avenida Anita Garibaldi. 

No comando da reunião da segunda, o presidente da ACP, Camilo Turmina, foi bastante duro nas críticas à administração da crise do Covid-19 por parte da Prefeitura de Curitiba e do governo do Estado, chegando a falar em renúncia do prefeito Rafael Greca e criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá autonomia aos municípios e estados no gerenciamento do combate ao coronavírus.  “Ignoraram todas as nossas sugestões sobre rodízio no comércio, sobre o transporte coletivo. Cinco mil empresas já fecharam um ano e três meses de pandemia nada se fez. Lockdown não funciona. Vamos mostrar a nossa força”, afirmou ele. O convidado ‘especial’ Luciano Hang, dono da Havan, também criticou as decisões sanitárias no Paraná e ainda defendeu “remédios para a população”. O parque São Lourenço foi escolhido por causa da inauguração do Memorial Paranista, promovida pela própria prefeitura no dia 14 de maio, que gerou aglomeração, contrariando os decretos municpais. Consultada, a Prefeitura de Curitba preferiu não se manifestar sobre o protesto. 

Hang ainda defendeu “Ou existe maldade ou incompetência dos gestores públicos tanto da cidade de Curitiba quanto do estado do Paraná. Eles não estão resolvendo o problema, estão criando dificuldades. Um dos lugares que mais fecha é Curitiba e um dos estados que está se excedendo no fechamento é o Paraná”, disparou Hang. Ele disse que a Havan está com 11 unidades fechadas em todo o Brasil (das 159 existentes). Nove delas são no Paraná, sendo sete em Curitiba, e duas em São Paulo. Hang ainda apontou que os secretários Beto Preto e Márcia Huçulak, da Saúde, não “querem resolver o problema e que é preciso  testar e dar remédio para a população”, embora não haja comprovação científica em relação à eficácia de qualquer medicamento contra a Covid-19, conforme a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a  Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar de vários participantes da reunião afirmarem que o movimento dos comerciantes de Curitiba é apartidário e que eles não são negocionistas, Hang é um dos aliados mais fiéis ao presidente Jair Bolsonaro, que, aliás, entrou com ação no STF para derrubar medidas restritivas adotadas por Ratinho Junior.  Ele disse ainda que seus funcionários participarão do protesto em Curitiba: “Todos os nossos gerentes e toda a nossa força de trabalho estará nas ruas com vocês. Essa passeata já deveria ter acontecido antes. Só mostrando o poder de quem gera impostos e empregos para esse pessoal incompetente para que talvez eles acordem para resolver, e não criar, problema”.