Luiz Antônio Bonat é o juiz mais antigo a concorrer à vaga de Sérgio Moro para conduzir os processos da Operação Lava Jato, em primeira instância, no Paraná, de acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Portanto, Bonat deve ficar com a vaga de juiz federal na 13ª Vara de Curitiba.

Na terça-feira (22), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, divulgou os candidatos para a a vaga de juiz federal na 13ª Vara de Curitiba. O processo começou com a ida de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça.

O critério para escolher no novo juiz da Lava Jato no Paraná é o tempo de serviço. Agora, o nome de Bonat vai ser julgado pelo Conselho de Administração do TRF-4. Apenas depois disso, ele deve ser nomeado. Não há um prazo para isso acontecer.

Até a nomeação de um novo juiz titular a juíza Gabriela Hardt continua conduzindo os processos da Lava Jato no Paraná.

Bonat é curitibano e tem 64 anos. Ele tem especialização em direito público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, Bonat é responsável pela 21ª Vara Federal de Curitiba. Ele se formou em direito, em 1979, na Faculdade de Direito de Curitiba.