Reprodução

Neste sábado (08), em uma breve mensagem publicada no Instagram, Déa Lúcia, principal inspiração para a criação da emblemática personagem Dona Hermínia, se manifestou sobre a morte do filho, o ator e humorista Paulo Gustavo.  “Eternamente agradecida a todos pelas orações e carinho com a minha família. Que Jesus abençoe cada um de vocês”, disse Déa Lúcia, ainda pontuando: “Usem máscara!” A publicação traz ainda uma foto do ator com trechos de um texto em que ele diz que o amor é vacina contra a intolerância e preconceito.

Paulo Gustavo, que estava internado desde 13 de março, morreu, aos 42 anos, vítima da Covid-19 na terça-feira (4). Ele deixou marido e dois filhos.

Biografia
Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói em 30 de outubro de 1978 e estudou teatro na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio, na mesma turma de Fábio Porchat. A primeira peça da qual participou foi “O surto”, em que dividia a direção com Fernando Caruso, em 2004. Foi no espetáculo que apresentou pela primeira vez a personagem Dona Hermínia, que marcaria sua carreira para sempre. A mãe superprotetora e hilária ganhou peça própria em 2006 e chegou ao cinema sete anos depois.

Recordista de bilheteria
Somados, os três filmes de “Minha mãe é uma peça” venderam mais de 26 milhões de ingressos entre 2013 e 2020 ” chegou a mais de 11,5 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros. O terceiro filme teve a maior arrecadação da história do cinema brasileiro, com R$ 182 milhões de bilheteria. A cifra fez com que o filme se tornasse a comédia com maior público da história do cinema nacional. A saga de Dona Hermínia se tornou a franquia de maior público da história do cinema nacional, com mais de 26 milhões de ingressos vendidos.

Entre 2006 e 2007, o espetáculo teatral “Minha mãe é uma peça” levou mais de 100 mil pessoas ao teatro em sua temporada no Rio de Janeiro. Somando todas as versões do espetáculo “Minha mãe é uma peça”, lançado em 2006, Paulo Gustavo já levou mais de 2 milhões de fãs aos teatros.
Além do sucesso de Dona Hermínia, o ator se destacou pelos filmes “Minha vida em Marte” (2018) e “Os homens são de Marte… e é para lá que eu vou” (2014), nos quais contracenou com a atriz e amiga Mônica Martelli. Ele interpretou o personagem Aníbal em ambas as comédias.

Na televisão, Paulo apresentou em 2011 o programa “220 Volts”, do Multishow. Dois anos depois, no mesmo canal, ele passou integrar o elenco da sitcom “Vai que cola”, vivendo o malandro Valdomiro Lacerda. O personagem foi um sucesso também na adaptação para o cinema, em 2015. Também no Multishow, o ator protagonizou, ao lado de Katiuscia Canoro, a série “A vila”. Na produção, ele interpretou o ex-palhaço Rique.

Espetáculo com a mãe passou por Curitiba em agosto de 2019
Como forma de retribuir toda a contribuição da mãe para sua carreira, Paulo Gustavo Gustavo criou a peça “Filho da mãe”, na qual dividia o palco com Dona Déa para cantar e contar histórias. O espetáculo passou por Curitiba em agosto de 2019, com todas as sessões esgotadas.