O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que é possível votar a reforma tributária no primeiro semestre do próximo ano. Maia participou de encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para debater o assunto.

Alcolumbre anunciou a criação de uma comissão mista de 15 deputados e 15 senadores para propor um texto que concilie as propostas do Senado, da Câmara e do governo – que deverá ser encaminhada nos próximos dias. Com as eleições municipais, muitas lideranças duvidam da viabilidade de votar a proposta antes de outubro, já que os parlamentares estarão ocupados com a campanha de seus candidatos a prefeito e vereador.

Segundo Maia, a nova comissão vai sistematizar os trabalhos já produzidos pelas duas Casas. Ele voltou a defender uma reforma que reduza a tributação sobre o consumo e aumente a tributação sobre a renda. “O Brasil tem sistemas que concentram renda e que beneficiam a elite da sociedade brasileira. A gente precisa reorganizar o sistema de consumo. As propostas, na Câmara e no Senado, tratam disso, e o governo, junto conosco, vai encaminhar propostas para organizar o imposto sobre a renda”, explicou Maia.

O presidente acredita que, com a comissão mista, será possível “organizar um texto comum para que, aprovado na Câmara, chegue ao Senado de forma harmônica”. “Não adianta ter uma proposta na Câmara, uma proposta no Senado, sem ter a participação efetiva do governo. O governo federal tem que sugerir suas propostas em relação a essa reforma tributária aguardada há décadas”, cobrou Alcolumbre.