As atividades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para o Maio Amarelo 2017 em Curitiba foram apresentadas aos vereadores de Curitiba nesta semana. O diretor-geral da autarquia, Marcos Traad, falou na sessão plenária do legislativo municipal e conversou sobre os esforços conjuntos para redução nos números de acidentes e mortes no trânsito. Também falou sobre estatísticas do trânsito. Os homens são 63% dos feridos e 80% dos mortos. Já as motocicletas correspondem a 60% dos veículos envolvidos nos acidentes.

No ano passado registramos cerca de 28 mil vítimas de acidentes no Estado, sendo 5.212 só em Curitiba. Foram 56 mortes no trânsito da Capital. Acredito que só o trabalho conjunto e contínuo de conscientização pode fazer a diferença. Os vereadores são importantes na construção de leis mais eficazes, na cobrança de ações públicas e na divulgação das campanhas educativas à população, lembrou Traad.

Durante todo este mês, acontecem palestras, blitz educativas, passeatas, passeios ciclísticos, apresentações de teatro, músicas e brincadeiras educativas. Hoje, o Detran e a Associação Comercial do Paraná realizam blitz educativa para pedestres na Rua XV de Novembro, a partir das 10 horas.

A programação do Maio Amarelo prevê ações em todas as regiões do Paraná e está disponível no site www.detran.pr.gov.br.