Arquivo/ Franklin de Freitas – Frio deve chegar depois do feriado do Dia do Trabalho

O sol, que tem esquentado os dias de outono em Curitiba, deve deixar o protagonismo do céu a partir da segunda semana de maio. A previsão é de que, após um período de chuvas, chegue a cidade a primeira onda de frio deste ano, com temperaturas abaixo de 10º. Mas até lá, os dias seguirão com este clima de ‘veranico’ em Curitiba. 

Esta primeira onda de frio mais intenso deve ocorrer entre os dias sete e dez de maio, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Os termômetros deverão marcar, entre os dias sete e dez, 8° de mínima e 20°C de máxima, com a possibilidade de um frio ainda mais intenso para os dias seguintes.

Mas até lá, inclusive neste feriado de 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho, a temperatura deve oscilar entre 10° e 27°C, sem previsão de chuva. O clima segue seco em todo o estado, com baixa umidade relativa do ar. Os mais baixos índices de umidade do ar estão na casa dos 30 % em cidades como Japira e Pinhão, segundo o Simepar. 

A chuva, que irá aliviar essa secura, só deve chegar depois do feriado, lá pelo dia 2 de maio , e se intensificar no primeiro fim de semana, entre os dias 5 e 6 de maio. Depois chega o frio.