Franklin de Freitas – Corre corre dos últimos dias deve lotar o comércio até a terça-feira

Sabe aquele cenário de lojas lotadas, trânsito infernal, multidão carregando pacotes, supermercados com longas filas nos caixas? Pois é. Como não podia deixar de ser, vai se repetir. É que uma boa parcela da população deixa a compras de Natal para os últimos dias.

Uma pesquisa realizada nas capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e divulgada nesta quarta-feira (18), mostra que 10% dos consumidores devem ir às compras apenas nos próximos dias, começando nesta sexta e se estendendo até a terça-feira, numa espécie de fim de semama prolongado para as compras.

Pela pesquisa, no Brasil seriam cerca de 13,2 milhões de consumidores “atrasados”, do total daqueles que tem intenção de comprar neste ano. Aplicando a pesquisa em Curitiba seriam mais de 100 mil curitibanos no corre-corre das compras de fim de ano, e quase 500 mil paranaenses. No ano passado a pesquisa mostrou que foram 8% os “atrasados”.

Mas, porque isso acontece ano após ano? A pesquisa tem a resposta. A maior parte destes consumidores de última hora aguardam promoções (48%). Outra parte espera o pagamento da segunda parcela do 13º salário, que acontece até amanhã (20%). Outros 12% admitem que não têm tempo, por isso postergam a ida às compras. Falta de organização do tempo (11%) e preguiça (10%), completam a lista de justificativas.

Há ainda aqueles com esperança de encontrar melhores preços no início de ano, nas tradicionais liquidações, e por isso adiam as compras para janeiro. São 3% que farão isto.

Os adiantados

A pesquisa também descobriu aqueles que fizeram o grosso das compras de Natal antecipadamente, e são maioria. Na pesquisa, 30% disseram que fizeram as compras ao longo do mês de novembro e outros 41% na primeira quinzena de dezembro. O resto dos consumidores pulverizou suas compras nestes últimos dias.

Para quem vai às compras a partir de agora, algumas dicas podem amenizar o “sofrimento”. Escolher horários alternativos, como o início da manhã, pode ser mais vantajoso para evitar as filas quilométricas. Os shoppings também estão com horários especiais nestes dias, com funcionamento até mais tarde. Esta última hora de comércio aberto também pode ter menos procura. Também é importante saber o que vai ser comprado e ter em mente o seu preço, para evitar demora a mais olhando os produtos.