Mais de mil estudantes de 22 unidades da rede municipal terão aulas em diferentes espaços da cidade, na semana de 25 a 30 de setembro. A programação das aulas de campo de rotas é uma iniciativa do programa Linhas do Conhecimento, que permite aos estudantes conhecer diversos espaços de Curitiba e aprofundar conhecimentos.

O programa Linhas do Conhecimento propicia uma conversa sobre história, cultura, arte e propõe um novo olhar sobre a capital paranaense. Nesta semana, os espaços que serão descobertos e estudados pelas crianças são o Memorial de Curitiba, o Museu Paranaense, o Solar do Barão, o Paço da Liberdade e a Gibiteca, todos no Centro. Na Capela Santa Maria, o roteiro coincide com a programação da Semana de Arte, Cultura e Literatura.

Também no Centro Histórico, o trajeto Linhas do Sagrado leva os meninos e meninas das unidades a visitarem igrejas, templos e mesquitas, que retratam a diversidade religiosa da população curitibana. O percurso começa na Catedral e segue passando pelos irôkos (árvores sagradas do Candomblé), a estátua do Cacique Tindiquera, as igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente, do Rosário, Luterana e São Vicente de Paulo, a Arquidiocese de Curitiba e a Mesquita Iman Ali Ibn Talib.

Os espaços da Academia da Guarda Municipal e Mananciais da Serra serão ocupados pelos estudantes para aulas de segurança, sustentabilidade e educação ambiental. As ações das aulas a céu aberto contribuem para a ampliação cultural a partir dos currículos da rede, proporcionando diálogos com as práticas pedagógicas.

 

Programação da semana

25/9 – Capela Santa Maria (manhã, tarde e noite)

26/9 – Paço da Liberdade, Mananciais da Serra e Capela Santa Maria (manhã, tarde e noite)

27/9 – Museu Paranaense, Gibiteca e Capela Santa Maria (manhã, tarde e noite)

28/9 – Solar do Barão, Setor Histórico e Paço da Liberdade (manhã e tarde)

29/9 – Academia da Guarda Municipal e Linhas do Sagrado (manhã e tarde)