O 12º aniversário do programa Mama Nenê será comemorado nesta quarta-feira, 13, no Centro Universitário UniDomBosco, no Parolin, com a entrega de certificados para os participantes: 219 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 73 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados e duas escolas municipais. O programa já beneficiou mais de seis mil crianças e é uma parceria das secretarias municipais da Educação e da Saúde.

A programação do evento conta com momento cultural, apresentação dos resultados do programa, lançamento do Caderno de Berçário e mesa-redonda. “Este evento é um momento de reflexão sobre os avanços e desafios em relação ao programa e uma oportunidade de compartilharmos as metas para 2019”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria da Educação, Kelen Patrícia Collarino.

Ela ressalta a importância da amamentação. “Favorece a construção e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, o desenvolvimento neuromotor infantil, a melhoria no desempenho escolar, a redução da mortalidade infantil e melhor qualidade de vida”, explica a diretora.

Pelo programa, as mães têm nos CMEIs e CEIs um local reservado para amamentar os filhos ou retirar o leite. Além dos espaços físicos e da orientação às famílias sobre a importância do aleitamento, o Mama Nenê oferta ações formativas para todos os profissionais envolvidos com o cuidado e atendimento às crianças.

“O Mama Nenê é uma ferramenta de estímulo ao aleitamento materno até 2 anos de idade, conforme o preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Com isso garantimos mais benefícios para a saúde do bebê”, ressalta o diretor do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria da Saúde de Curitiba, Juliano Gevaerd. 

O espaço da amamentação é uma meta para todas as unidades, quer possuam berçários ou não, pois o espaço de amamentação acolhe as mães das unidades que amamentam, as famílias que procuram os serviços da unidade, ou aqueles que queiram usar o espaço para dar a mamadeira, quando necessário.

“O espaço do Mama Nenê deve ser um espaço de acolhida para todas as famílias interessadas em amamentar sua criança de forma natural ou não, mães que não conseguem amamentar no seio também devem ser acolhidas e valorizadas neste momento intenso de relação”, acrescenta Kelen.

Em 2018 foram inaugurados novos espaços de amamentação nas Ruas da Cidadania, na sede da Secretaria da Educação, em escolas e mais de 50 unidades de saúde.