Cerca de um milhão de estudantes matriculados na rede estadual de ensino do Paraná retomam a rotina escolar nesta segunda-feira (30) para início do segundo semestre letivo. As 2.150 escolas estaduais iniciaram as férias em 16 de julho. As aulas seguem até 19 de dezembro, cumprindo as 800 horas e os 200 dias letivos conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Professores, pedagogos e funcionários voltaram às atividades um pouco antes. Na quinta-feira (26) e sexta-feira (27) eles participaram da Semana Pedagógica, voltada para o planejamento e estudo dos conteúdos curriculares.

A volta às aulas muda um pouco o cotidiano das cidades. Em Curitiba, o fluxo no trânsito em horários de pico escolar costuma subir entre 30% e 40%. Também há um movimento maior no comércio, especialmente para lojas especializadas em educação e material escolar, restaurantes e lanchonetes. 

Em Curitiba, a rede municipal reotma o ano letivo no dia 2 de agosto, a próxima quinta-feira.

O calendário escolar pode sofrer alterações em algumas unidades, devido a feriados municipais ou situações pontuais. Estas modificações devem ser homologadas pelos Núcleos Regionais de Educação e a Secretaria da Educação. Os pais ou responsáveis pelos estudantes serão informados pelas próprias escolas.