A nova temporada de “Malhação” entra no ar em 12 de janeiro de 2009 trazendo um elenco renovado e cenas iniciais gravadas em Fortaleza. Sophie Charlotte (Angelina) sairá da novela, mas não da Globo. Ela já assinou um contrato de mais quatro anos com a emissora e deve integrar o elenco da próxima novela das sete, “Caras e Bocas”, de Walcyr Carrasco. A vilãzinha Débora, interpretada por Nathália Dill, também sairá de cena. Antes de se despedir da trama, ela sofrerá um grave acidente e será salva por Angelina. Só então passará a rever seus conceitos e atitudes, se propondo a mudar de vida.

Gustavo (Rafael Almeida) também está fora da temporada 2009. O posto de galãzinho será dividido entre Daniel Dalcin (Alex) e Micael Borges (Luciano). Escolhido por meio de testes, Micael é integrante do grupo Nós do Morro e será o primeiro protagonista negro de “Malhação” em 14 anos de existência da novela. Os dois rapazes disputarão o amor de Marina, vivida por Bianca Bin. A jovem, de 18 anos, natural da cidade de Jundiaí (interior de São Paulo) ainda é desconhecida do público, ao contrário dos rapazes: Daniel Dalcin atuou em “Vidas Opostas” e “Amor e Intrigas” (Record) e Micael Borges esteve nos filmes “Cidade de Deus” e “Irmãos de Fé”.

Órfão de mãe, Luciano mora em Fortaleza e ganha a vida fazendo passeios de jangada para os turistas. Tudo muda quando conhece Marina num parque aquático. Apaixonado, ele decide tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde lutará para conquistar o coração da jovem, já “balançada” pelo roqueiro Alex.

A nova fase falará sobre auto-estima, música, skate e basquete. Os antagonistas serão interpretados por Gustavo Leão (Rafael) e Tatyane Goulart (Stephanie). Continuam na novela Carolinie Figueiredo (Domingas), Sophia Abrahão (Felipa), Mariana Rios (Yasmin), Caio Castro (Bruno), Jonatas Faro (Peralta), Johnny Massaro (Fernandinho), entre outros.