Marcello Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, fez uma entrevista coletiva na noite desta segunda (6) após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros, para dizer que fica no cargo: “Um médico não abandona o paciente. Vamos ficar para lutar contra o nosso inimigo comum, que é o coronavírus”. “Não temos medo da crítica, estamos abertos a ela e podemos crescer com ela. Não gostamos de críticas quando elas vêm para prejudicar o nosso trabalho. E isso tem sido uma constante, como vocês sabem. Hoje mesmo foi um dia de pouco trabalho aqui no Ministério da Saúde porque queriam saber se eu ficar ou não. Teve gente esvaziando gavetas. Mas nós ficaremos.  A reunião com o presidente foi produtiva. O governo agora se posiciona e ganha mais foco. Que nós tenhamos o melhor ambiente para trabalhar”, afirmou ele. Mandetta também reforçou a necessidade de isolamento social. “Esse é único jeito de segurarmos ao avanço da doença. No momento, é ciência, planejamento e foco”. 

“Nós não somos os donos da verdade, mas os donos das dúvidas e procuramos respostas. Quis o destino que a melhor equipe técnica pudesse ser formada. Somos desde a unidade pública até a diretoria do ministério. Nós procuramos ser a voz a ciência, procuramos o Conselho de Medicina, as universidades. Nós abrimos o Ministério da Saúde para todos os outros ministérios. Trabalhos com transparência de dados e números”, afirmou.

Mandetta agradeceu à equipe de trabalho. “Nestes um ano e quatro meses, e principalmente nesta crise do coronavírus, no Ministério da Saúde, nós nos organizamos, mas é um trabalho de equipe. Neste período, eu só fui porta-voz do trabalho de uma equipe dos sonhos. É muito difícil trabalhar neste sistema de como vai ser na semana que vem, no mês que vem, os nervos estão à flor da pele”, disse ele.

Mais informações em breve