Henry Milleo – Marcha para a Diversidade em Curitiba coloriu as ruas centrais

Curitiba foi uma das cidades brasileiras a ter a Marcha para a Diversidade, ontem. Com maior adesão e estrutura que em anos anteriores, a Marcha deste ano foi especial, e comemorou os 50 anos da Rebelião de Stonewaal, um evento repressivo violento nos Estados Unidos que deu origem a diversas manifestações da comunidade LGBT no mundo todo.

Milhares de pessoas participaram do ato em Curitiba, ao contrário de anos anteriores quando a comemoração reunia apenas algumas centenas de pessoas. A concentração começou na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e depois seguiu por ruas da região Central até a Praça Rui Barbosa.

O número exato de participantes não foi estimado, mas o ato lotou a região da Praça Santos Andrade. Na página do evento no Fecebook, entre confirmações e interesse de participação, eram quase dez mil pessoas.

Organizada pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Transgrupo Marcela Prado e UNA LGBT-PR, a Marcha tem o objetivo de comemorar a Rebelião Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, e que marca o início do movimento moderno pela libertação gay e pelos direitos humanos LGBT nos Estados Unidos.