Valquir Aureliano

O Athletico derrotou o Santos por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (4), na Arena da Baixada. A partida era válida pela 37ª rodada do Brasileirão e foi a última da equipe paranaense dentro de casa neste ano. Além disso, era a última vez que os dois artilheiros do time, Marco Ruben e Marcelo Cirino, atuariam na Arena da Baixada. E foi em grande estilo: coube a Marco Ruben marcar o gol da vitória. Além disso, a Arena teve público recorde.

Com o gol diante do Santos, Marco Ruben chegou a 13 na temporada, sendo 4 no Brasileirão, seis na Copa Libertadores, 1 na Recopa Sul-Americana e 2 na Copa do Brasil. O atacante argentino vai deixar o clube antes da última rodada e deve voltar ao Rosario Central, da Argentina. Cirino, por sua vez, é o artilheiro do Athletico no Brasileirão, com 9 gols ,e soma 10 na temporada. Em novembro, o jogador anunciou que não ficaria para 2020.

CLASSIFICAÇÃO

Com o resultado, o Athletico foi aos 63 pontos e subiu para 4º lugar no Brasileirão. Ficará lá ao menos até o fechamento da rodada, nesta quinta-feira (5), quando o Grêmio (62 pontos) recebe o Cruzeiro. O Santos, que estacionou em 71 pontos, ainda luta pelo vice-campeonato – está 3 pontos à frente do Palmeiras. No domingo, o alvinegro paulista enfrenta o Flamengo.

NÚMEROS

O Athletico ampliou a série de invencibilidade, que foi a 12 jogos, a segunda maior na competição – atrás apenas do Flamengo, com 23 jogos invictos.  

A Arena teve público recorde no Brasileirão: 31.988 ao todo. Ate então, o maior público na competição havia sido contra o Flamengo, com pouco menos de 24 mil pessoas.

TABELA

O Athletico encerra sua participação no Brasileirão neste domingo (8), quando enfrenta o Avaí, em Florianópolis. Como alguns jogadores do Furacão podem ganhar folga antes dessa última partida, é possível que o técnico Eduardo Barros use um time misto.

ESCALAÇÃO

Em relação à partida anterior, Barros contou com os retornos do atacante Marco Ruben, do volante Wellington e dos laterais Jonathan e Márcio Azevedo. O time entrou no 4-2-3-1, com Marcelo Cirino, Lucho Gonzalez e Rony na linha de três meias. “É nossa despedida da torcida. O grupo está muito mobilizado para deixar uma boa impressão”, disse o treinador.

PRIMEIRO TEMPO

Tanto Athletico quanto Santos tentaram se manter fieis a seus estilos de jogo, com jogadas trabalhadas desde a saída de bola da defesa e marcação alta. O time paranaense tinha mais posse de bola, mas o adversário tinha mais finalizações: cinco, contra uma do Furacão, até os 20 minutos. A partir daí, o Athletico melhorou a marcação e conseguiu controlar melhor a partida. Mas não produziu nenhuma chance significativa de gol. O Santos, ao contrário, ainda conseguiu finalizar mais três vezes até o fim da etapa.

SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo, o Athletico voltou a campo com Madson no lugar de Jonathan na lateral. E Rony passou para o lado direito do ataque. Foi dele a jogada para o primeiro gol do time: ele cruzou e Marco Ruben cabeceou no canto esquerdo do goleiro. Foi a primeira finalização certa do time paranaense na partida.

Com o placar favorável, o Athletico conseguiu controlar a partida, embora não criasse muitas chances. O time ficou com um jogador a mais aos 23 minutos, quando Rony sofreu falta de Luan Peres – que já tinha cartão amarelo, levou o segundo amarelo e acabou expulso.

Aos 32 minutos, o meia Lucho Gonzalez foi substituído por Adriano, que, apesar de ser lateral de origem, posicionou-se como meia centralizado. O Athletico rondou a área do Santos, mas não finalizou a contento. Aos 47, Bruno Guimarães entrou em campo em lugar de Marcelo Cirino. O volante do Furacão pode ser negociado com o Atlético de Madri na próxima janela europeia, em janeiro, e também teve a chance de se despedir da torcida na Arena. Ambos foram bastante aplaudidos pelos torcedores. Após a partida, o clube trouxe as taças conquistadas neste ano. 

ESTATÍSTICAS

Ao fim da partida, o Athletico somou 4 finalizações (3 certas), 50% de posse de bola, 80% de eficiência nos passes e 6 escanteios. O Santos obteve 9 finalizações (3 certas), 50% de posse de bola, 84% de eficiência nos passes e 3 escanteios. Os números são do site Sofascore.

ATHLETICO 1 x 0 SANTOS
Athletico: Santos; Jonathan (Madson), Thiago Heleno, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Camacho e Wellington; Marcelo Cirino (Bruno Guimarães), Lucho González (Adriano) e Rony; Marco Ruben. Técnico: Eduardo Barros
Santos: Everson; Pará, Aguilar, Gustavo Henrique e Luan Peres; Alison (Felipe Jonathan), Diego Pituca e Evandro (Eduardo Sasha); Marinho, Jean Mota (Carlos Sanchez) e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli
Gol: Marco Ruben (2-2º)
Cartões amarelos: Luan Peres, Léo Pereira, Gustavo Henrique, Diego Pituca, Marinho, Márcio Azevedo
Expulsão: Luan Peres (23-2º)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Público total: 31.988
Local: Arena da Baixada, quarta-feira (4), às 19 horas

 

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

6 – Após escanteio, Thiago Heleno cabeceia. A bola bate no braço de Gustavo Henrique, colado ao corpo. O árbitro manda o jogo seguir

9 – Soteldo rola para Evandro, que bate de primeira. De fora da área. A bola sai rente à trave direita

11 – Marinho recebe, ginga à frente de Márcio Azevedo e bate para fora

15 – Jean Mota cobra falta lateral e manda direto a gol. Santos pega

16 – Marinho recebe, dribla Márcio Azevedo e bate a gol. A bola desvia na zaga e sai em escanteio. Após a cobrança, Soteldo fica com a bola e finaliza. Santos cai e pega

38 – Diego Pituca tenta o chuta com efeito de fora da área. A bola vai por cima

42 – Bola lançada. O goleiro Santos sai da área e tira de cabeça. A bola cai com Jean Mota, que domina e arremata de fora da área. A bola vai por cima

43 – Soteldo dribla Thiago Heleno e toca para Eduardo Sasha, que domina e bate a gol. Santos pega

SEGUNDO TEMPO

2 – Gol do Athletico. Rony cruza. Marco Ruben mergulha e cabeceia no canto esquerdo do goleiro. A bola toca a trave e entra

6 – Soteldo cruza. Marinho surge nas costas da defesa e cabeceia com perigo, mas para fora

11 – Leo Pereira bate de longe. A bola bate no peito de Ederson e sai em escanteio

27 – Após contra-ataque, Marcelo Cirino fica de frente para o gol e chuta. a bola bate em Marco Ruben e sai