Franklin de Freitas

A Maternidade Victor Ferreira do Amaral, no Água Verde, vai virar hospital exclusivo para tratamento das vítimas de Covid-19 em Curitiba graças a um convênio entre a o Complexo Hospital de Clinicas (HC) e  a Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a superintendente do HC, Claudete Reggiani, a maternidade deve abrir 40 leitos de enfermaria já a partir da semana da semana que vem. O atendimento às gestantes foi transferido para a sede do HCPR, no Alto da Glória. 

“Já temos contrato emergencial disponibiliza 66 vagas de UTI para Covid na sede do HC, sendo 61 adulto e cinco infantil temos a possibilidade de  chegarmos a 178 vagas  Estamos chegando a 100 vagas aqui no HC e semana que vem 40 vasgas na Maternidade”, explicou Cláudia, em entrevista coletiva nesta terça (21). Segundo ela, o primeiro edital para convocação de mais 80 trabalhadores de saúde já foi publicado pela Rede Ebserh (HU-Furg/Ebserh), que gerencia o HC. Outras 80 vagas devem ser abertas nos próximos dias. O prédio da Maternidade Victor Ferreira do Amaral está com as obras aceleradas. “A enfermaria é muito importante porque o paciente que chega com Covid-19 geralmente vai para a enfermaria e aqueles que vão para UTI mais graves depois retornam para a enfermaria, então a demanda é muito alta”, disse a superintendente.

Como as cirrugias eletivas de ginecologia foram cancelaadas por conta da pandemia e economia de insumos, um espaço fisico no setor de maternidade e saúde do HC ficou livre. “Então resolvemos transferir a obstetrícia da Victor Ferreira do Amaral para o nosso prédio no Alto da Glória e liberar o espaço da maternidade para Covid-19. Para fazer a mudança, avaliamos todos os dados técnicos, procuramos ver as áreas físicas, os recursos humanos, EPIS”, disse ela. O contrato emergencia,l entre a Ebserh e o governo do Estado é de no mínimo seis meses até dois anos, ou enquanto durar a pandemia de Coronavírus. 

A Maternidade Victor Ferreira do Amaral é a mais antiga do Paraná. Ficou mais de uma década fechada e foi reativada no ano de 2001, graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná. De lá para cá ,a  Maternidade Victor Ferreira do Amaral vem sendo administrada pela UFPR em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba.