Divulgação / PM – Movimento de Carnaval na praia de Caiobá

O segundo dia de Carnaval no Paraná foi recheado de tradição e eventos que levaram multidões para as ruas neste sábado (22). Em todo o estado, mais de 5 mil pessoas e 1,8 mil veículos foram abordados por equipes policiais, com 57 encaminhamentos de adultos e adolescentes. No Litoral, cerca de 800 mil pessoas curtiram os desfiles carnavalescos e trios elétricos sob os olhos atentos da Polícia Militar, que fez bloqueios de segurança e orientações aos cidadãos.

A presença da PM alcançou desde os grandes eventos, como a Matimbanda, mas também esteve presente nas festas tradicionais das ilhas da Baía de Paranaguá. Em Guaraqueçaba, a Corporação fez o policiamento preventivo e acompanhou as 100 pessoas que se organizaram para participar do Carnaval.

MATINHOS

A Matimbanda foi o maior destaque da noite, com público de 250 mil pessoas. Antes da grande festa, a PM já estava acompanhando a movimentação dos turistas por conta do Carnaval Infantil no calçadão de Matinhos. O público contou com uma grande estrutura de segurança montada pela Polícia Militar. Somente nesta noite foram distribuídas 78 pulseiras e feitas 405 orientações aos foliões que estavam na Avenida Atlântica.

Marina Simon, de Curitiba, passou o Ano Novo em Matinhos e a boa impressão que teve a fez retornar para passar o Carnaval. “Tô me sentindo segura, tanto que estou aqui desci aqui sozinha, está tudo beleza, tudo muito bem organizado”, afirma.

Em outros pontos da cidade a PM registrou três situações de flagrante, sendo uma por embriaguez ao volante, uso de drogas e desobediência a autoridade policial, todas controladas pelas equipes e encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil posteriormente.

GUARATUBA

A noite de sábado foi tomada por cerca de 500 mil pessoas nas festas de Carnaval desde a tarde o policiamento foi reforçado na Avenida Atlântica, na Avenida 29 de Abril e na Barra do Saí, pontos em que houve maior concentração de foliões, veranistas e moradores. Ao longo da noite os policiais militares tiveram que fazer intervenções para evitar confusões, sem a necessidade de encaminhamentos. 

Em dos atendimentos feitos na cidade, os policiais militares foram acionados para verificar uma denúncia de venda de drogas em meio à multidão. As pessoas indicaram onde o homem estaria e foi feita a abordagem, sendo encontrados porções de maconha e ecstasy, além de dinheiro trocado. Diante da situação, ele acabou preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

ANTONINA E MORRETES

A tradição de Carnaval não foi esquecida em Antonina e a Avenida do Samba ficou colorida pelas fantasias e alegorias preparadas pelas escolas de samba, enaltecendo temas folclóricos da cultura popular brasileira. O agito levou 5 mil pessoas para a avenida. A festa iniciou-se por volta de 20 horas e foi até o fim da madrugada. Neste período houve a lavratura de três Termos Circunstanciados e de um Boletim de Ocorrência (descumprimento de medida judicial).

PONTAL DO PARANÁ

Os balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul tiveram trios elétricos que levaram 12 mil pessoas para o segundo dia de Carnaval na cidade. As equipes policiais distribuíram 150 pulseirinhas de identificação, fizeram 48 abordagens a pessoas e fizeram 141 orientações. Durante as festas, houve apenas um encaminhamento para lavratura de Termo Circunstanciado por desobediência.

PARANAGUÁ

Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos na Avenida Maximiliano da Fonseca, no centro da cidade.