Mariana Leal/MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está novamente percorrendo o Brasil com o objetivo de garantir a aplicação padronizada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. Neste fim de semana, 22 e 23 de setembro, são capacitadas as equipes que atuarão no Exame em Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná e São Paulo.

Serão capacitados 556 coordenadores municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes em Belo Horizonte; 740 em Fortaleza; 500 em Curitiba; 1.103 no Rio de Janeiro; 276 em Natal, e 328 em São Paulo. Em alguns estados a capacitação está ocorrendo em mais de um fim de semana. O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O Inep se prepara para aplicar o exame para 5.513.684 participantes.

Nesta edição, a capacitação presencial tornou-se regionalizada. Isso significa que os coordenadores de local de aplicação de cidades localizadas a até 105 km do polo de capacitação também recebem as instruções sobre como aplicar o exame de forma padronizada pelos instrutores do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Antes, os próprios coordenadores municipais, após receberem a capacitação do Inep, realizavam o treinamento em suas cidades de atuação. A capacitação presencial é uma das etapas de preparação dos cerca de 500 mil envolvidos com a aplicação das provas do Enem. Com oito horas de duração, a programação inclui vídeos, dinâmicas, simulações e exercícios para reforçar as regras e os procedimentos de aplicação, padronizados em todo o Brasil. 

Todos que atuam no Enem também precisam passar por uma capacitação na modalidade a distância, que exige rendimento mínimo de 50%. A história do Enem nos últimos 20 anos é o tema condutor que guia a capacitação deste ano. No dia do exame os coordenadores de local de aplicação ainda capacitam os chefes de sala, aplicadores e fiscais. A plataforma EaD está disponível desde agosto.

Segurança – Os operadores logísticos e de segurança do Enem 2018, de todas as regiões brasileiras, também estão sendo capacitados desde agosto. A iniciativa visa habilitar os colaboradores envolvidos na operação de segurança para a realização do exame e padronizar as ações. Neste sábado, 22, serão capacitadas 74 pessoas das equipes das regiões Sul e Sudeste, também em Belo Horizonte. Serão capacitados representantes do Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), dos convênios celebrados entre o Inep e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), das diretorias regionais dos Correios, além dos coordenadores dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE) e dos coordenadores estaduais das instituições aplicadoras. Todas as capacitações são acompanhadas por servidores da Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep, representantes do Ministério da Defesa, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Perfil – Dos 5.513.684 inscritos em todo o Brasil, 59% são mulheres. A faixa etária mais representativa é a dos participantes que têm de 21 a 30 anos (27,8%), 17 anos (17%) e 18 anos (15,9%). A maioria dos inscritos, 58,7%, já concluiu o ensino médio e 29,7% está cursando a última série em 2018. Os chamados treineiros, participantes que fazem o Enem para autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos. Ao todo, 63,8% dos participantes estão fazendo o Enem com todos os custos pagos pelo governo federal.