Valdecir Galor/SMCS

O Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) e o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM) lamentaram nesta segunda (8) a morte do médico William Quinto Maldonado, 55 anos, no último domingo (7) por complicações da Covid-19.  Ele estava internado há um mês no Hospital Marcelino Champagnat e  atuava na UPA Campo Comprido. “Enquanto não houver medidas efetivas por parte dos governos para restringir a circulação de pessoas e garantir condições de subsistência às famílias, esses números vão seguir crescendo mais e mais a cada dia”, disse o sindicato em nota. 

Professora de educação infantil de 52 anos morre por Covid-19 em Curitiba

Maldonado era casado com a Sra. Monica Smak Batista Maldonado, tinha três filhos e era irmão de outro médico, já falecido.  O velório aconteceu em cerimônia restrita à família na Capela Turquesa, da Vaticano, com despedida às 14h desta segunda (8) no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré. O Dr. William Quinto Maldonado era natural do Peru. Nasceu em 4 de maio de 1966. Formou-se em Medicina pela Universidad Nacional Mayor de Santa Marcos, em seu país de origem, tendo revalidado o diploma em junho de 1993 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inscreveu-se no Conselho de Medicina do Paraná em fevereiro de 1997, tendo atuado em vários serviços de saúde, incluindo Curitiba e Araucária.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, nesta segunda (8) , tinham sido confirmados 17.656 casos de Covid-19 de trabalhadores de saúde, entre 62.070 notificações. Foram 241 mortes até aquele período, incluindo 45 médicos (sem o registro do Dr. Maldonado), além de 68 profissionais de enfermagem, 33 de farmácia, 21 de odontologia e mais 19 cuidadores de idosos.

Dirigente hospital morre por Coronavírus no interior do Paraná

O CRM-PR também expressou pesar pelo falecimento do dirigente hospitalar Luiz Boligon, ocorrido na noite de domingo (7) em hospital de Maringá, onde estava internado a vários dias. Tinha 69 anos e sofreu parada cardiorrespiratória em decorrência de complicações da Covid-19. Deixa a esposa Vera, três filhos e sete netos. As condolências aos familiares e amigos. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Maringá. Natural de Ibacaré (SC) e formado em Ciências Contábeis, com especialização em Administração Hospitalar, Luiz Boligon integrava a equipe diretiva do Hospital Psiquiátrico de Maringá desde maio de 2001. Além de diretor administrativo daquele hospital, ocupava cargos de direção na Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná) e no Shessmar (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região), no qual foi presidente na gestão de 2006/2007. Ainda compunha o Conselho Estadual de Saúde.Em nota, o presidente da Fehospar, Rangel da Silva, lamentou a perda do colega: “Ele trabalhou com enorme dedicação pelo sistema federativo nas diferentes gestões de que participou. Deixará saudade por sua amizade e por seu grande comprometimento com o setor”. O Sindicato de Maringá reforçou que o dirigente “deu significativa contribuição para o crescimento e bom funcionamento de nosso setor”. O Hospital Psiquiátrico assinalou que ele foi “um profissional exemplar, companheiro e amigo, que deixa muita saudade em toda a equipe”.