Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Perícia Médica Federal começou nesta segunda (21) a refazer vistorias nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Paraná antes da retomada dos serviços presenciais. Segundo lista divulgada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) na noite desta segunda (21) apenas uma agência do Paraná foi vistoriada e considerada apta para reabrir: a agência Londrina Shangri-lá. Outras duas agências do Estado entraram na lista de vistorias da associação, uma em Maringá e outra em Paranavaí, que devem ser vistoriadas até essa quarta (23).  Em todo o País, foram vistoriadas pela Perícia Médica Federal, a pedido da ANMP, 108 agências do INSS, sendo que 87 foram consideradas aptas ou aptas com restrições. Veja a lista AQUI.

Nas agências liberadas, a partir desta terça (22), os servidores Peritos Médicos Federais, que estejam na lista de retorno para o atendimento presencial, deverão se apresentar para o trabalho, com a chancela da ANMP.

Enquanto o impasse sobre as condições para a retomada de atendimento continua,  os segurados da Previdência permanecem sem atendimento. Os médicos peritos alegam que o INSS não seguiu critérios técnicos e que há falta de segurança. Já o INSS afirma que os peritos pedem melhorias que estariam além do escopo de prevenção do novo coronavírus. Enquanto o impasse continua, os segurados devem ligar para o telefone 135 para saber quais serviços estão disponíveis em cada agência. Quem tinha agendamentos de perícia e não foi atendido terá prioridade nos novos agendamentos.