Maurilio Cheli/AN-PR

Conhecer o maior rio do estado do Paraná, o Rio Iguaçu, pode ser um ótimo programa para estas férias. Em Curitiba, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém o Memorial do Rio Iguaçu, um espaço de educação ambiental que funciona dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, às margens do Rio Iguaçu. No espaço, é possível conhecer os aspectos históricos, geográficos, sociais e também propostas de ações sustentáveis para a Bacia do Rio Iguaçu, compreendendo toda a sua extensão, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu.

O Rio Iguaçu corta o território paranaense de Leste a Oeste com uma beleza única e grande riqueza natural. Cerca de cinco milhões de pessoas vivem nos 109 municípios com área urbana na Bacia Hidrográfica do Iguaçu.

O Memorial que homenageia o Rio está na fronteira entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, dentro do edifício central projetado pelo arquiteto Luiz Hayakawa. O prédio possui uma sala multimídia e um auditório para 120 pessoas, onde são promovidos cursos de capacitação, palestras e eventos voltados à temática ambiental. Parte da energia consumida no Memorial é gerada no próprio Memorial, por placas de energia fotovoltaica.

"Após a conhecer a exposição sobre o Rio Iguaçu, o visitante pode responder a um questionário sobre como se deslocou para o Memorial e também sobre seu grau de satisfação. Suas respostas são enviadas a uma base de dados e o visitante pode acompanhar em tempo real os índices de sustentabilidade do prédio. A intenção é que conheça melhor nosso trabalho e repense se suas atitudes no dia a dia também tem sido sustentáveis", explica o coordenador dos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima.

Com uma área de 301,4 mil metros quadrados, o Parque da Imigração Japonesa, conta com três quilômetros da ciclovia, pista para caminhada, um campo de futebol oficial e espaço para estacionamento. O local pertence à Prefeitura Municipal de Curitiba e foi cedido para a Sanepar em dezembro de 2017.

O Memorial é aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h. O espaço fica no Parque do Centenário da Imigração Japonesa, na Avenida Comendador Franco, sem número, no bairro Uberaba, em Curitiba. O Memorial estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1o. de janeiro.