A Promotoria de Justiça de Castro ajuizou ação para a expedição de uma portaria judicial que regulamente o acesso e permanência de crianças em adolescentes em estabelecimentos como lan houses, cybercafés e similares. A Promotoria requer que haja a identificação, a fiscalização e a vistoria das condições de segurança de todos os estabelecimentos do gênero nos municípios de Castro e Carambeí.

Na ação, a Promotoria afirma ter recebido informações que muitas crianças, desacompanhadas, frequentam as lan houses para acessar jogos violentos durante várias horas e que os proprietários não observam a classificação etária indicativa para esse tipo de jogos. A Promotoria aponta que é necessário conscientizar os donos e seguir regras para não oferecer riscos à segurança física e psíquica de crianças e adolescentes frequentadores desses locais.

Foi então pedido que seja estabelecida a proibição do acesso a esses locais por crianças com menos de doze anos desacompanhadas de pais ou responsáveis e a exigência de autorização dos responsáveis legais para adolescentes com mais de 12 anos desacompanhados que frequentam esses estabelecimentos. A ação afirma ainda que é necessária a regulamentação de portarias judiciais disciplinando o acesso e permanência de jovens em determinados estabelecimentos comerciais em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A ação prevê que, entre as regras necessárias para garantir a proteção necessária aos menores de idade, está a solicitação da autorização dos pais com cópia do RG do responsável, expor em local visível a lista com a classificação etária de serviços e jogos disponíveis, instalar filtros de conteúdos da internet nos computadores, a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores, entre outras medidas.