Henry Milleo

A Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba, neste domingo (18), como em outras edições, colore o Centro Cívico mas, também deixou o participantes molhados. A chuva desde o começo da tarde foi um ingrediente indesejado. Mas, assim mesmo, milhares de pessoas foram para as ruas e desceram a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

 

A Parada, que neste ano chegou à sua 19ª edição, busca dar visibilidade e apoio para a garantia de direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais e intersexuais que também fazem parte da sociedade brasileira, e é organizada pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad).

 

“Direitos valem mais, não aos cortes sociais”. Esse é o tema da 19º Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba. O ato foi o primeiro de grande porte no gênero realizado depois da eleição de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República.

 

Eram esperadas pelo menos 60 mil pessoas para o evento. O recorde de público na capital paranaense ocorreu em 2009, quando 150 mil pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), participaram do ato. No ano passado a Parada contabilizou 60 mil participantes. Ainda não há uma contagem oficial de participantes neste ano.

As ações da Parada seguem na Praça Nossa Senhora de Salete até o começo da noite.