Estrondo

Meteoro gigante é visto no interior do Minas Gerais

(Foto: Redes sociais)

A entrada de um meteoro na atmosfera da Terra foi vista e registrada por moradores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na noite de sexta (14). O coordenador do observatório também informou que profissionais do Brazilian Meteor Network (Bramon) - Rede Brasileira de Observação de Meteoros - já está juntando as imagens para calcular através da triangulação a rota e traçar a possível região da queda.

O fenômeno foi relatado por moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes nas redes sociais. Segundo alguns depoimentos, um rastro de luz foi deixado no céu seguido de um estrondo.

Segundo o coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont, estações de outros estados também registraram a entrada. A hipótese de que algum fragmento tenha chegado ao solo começou a ser estudada. “Em Patos foi visto também, porém não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo. Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo", falou Dumont.