Publicidade
Brasileirão

Micale muda o jogo e Paraná vence o Bahia com golaço coletivo

Silvinho comemora o gol do Paran\u00e1
Silvinho comemora o gol do Paran\u00e1 (Foto: Geraldo Bubniak)

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Bahia, nessa quinta-feira (dia 7) à noite, na Vila Capanema, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 9 pontos, ainda dentro da zona de rebaixamento. A equipe baiana está na 19ª colocação, com 8 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Em relação ao desempenho, o Paraná não foi bem no primeiro tempo, principalmente pelos erros individuais dos laterais. O técnico Rogério Micale fez duas substituições no segundo tempo e modificou o jogo. Com as alterações, o time tomou conta da partida e venceu o Bahia com um golaço coletivo – uma tabela entre Silvinho, Thiago Santos e Léo Itaperuna. 

TREINADOR
O técnico Rogério Micale completou 16 jogos pelo Paraná, agora com 6 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.

MANDO DE CAMPO
O Bahia é o pior visitante do Brasileirão, com cinco derrotas nos cinco jogos fora de casa. O Paraná  é o 14º entre os mandantes, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas na Vila Capanema.

[node:galeria id=565009]

ESCALAÇÕES
No Paraná, os desfalques eram Cleber Reis, lesionado, e Torito González, suspenso. Micale manteve o esquema tático 4-2-3-1 do último jogo. A linha de três do setor ofensivo tinha Léo Itaperuna (direita), Carlos Eduardo (centro) e Caio Henrique (esquerda).  O técnico interino do Bahia, Cláudio Prates, não contava com os atacantes Edigar Junio (ex-Atlético-PR) e Junior Brumado e o meia Marco Antônio. Ele armou a equipe no 4-1-4-1, com o meia Vinícius (ex-Paraná, Coritiba e Atlético-PR) como único atacante. 

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi marcado pela disputa física. O Paraná conseguiu criar algumas jogadas em passes de Carlos Eduardo e Caio Henrique, mas sem grande destaque. Os laterais foram os pontos mais frágeis da equipe. Junior perdeu o duelo para Zé Rafael. E Igor não conseguiu parar Elber. O Bahia criou cinco boas jogadas nesse período, enquanto o Paraná só levou perigo em um lance. Foi aos 31 minutos, quando o goleiro Douglas saiu da área com a bola nas mãos. Falta na meia-lua. Thiago Santos cobrou e acertou a trave.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu o volante Jhonny Lucas e entrou o atacante Carlos. O esquema seguiu o mesmo, mas Carlos ficou na ponta-direita e Caio Henrique virou volante. Os laterais melhoraram na marcação e o Paraná equilibrou o jogo. Aos 13, saiu o meia Carlos Eduardo e entrou o ponta Silvinho, que ficou improvisado como meia centralizado. O esquema continuou igual. O gol saiu aos 21. Silvinho fez bela tabela com Léo Itaperuna e Thiago Santos, recebeu na cara do gol e chutou no canto. Aos 27, saiu o centroavante Thiago Santos e entrou o volante Alex Santana. Com isso, Carlos virou centroavante. Silvinho e Itaperuna ficaram abertos, pelos lados do campo. O time da casa recuou e soube segurar a pressão do Bahia.

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Paraná somou 46% de posse de bola, 13 finalizações (3 certas), 89% de precisão nos passes e 3 escanteios. O Bahia teve 54% de posse de bola, 8 arremates (3 certos), 88% nos passes e 6 escanteios. Os dados são do Footstats.

PARANÁ 1 x 0 BAHIA
Paraná: Thiago Rodrigues; Júnior, Jesiel, Rayan e Igor; Leandro Vilela, Jhonny Lucas (Carlos), Léo Itaperuna, Carlos Eduardo (Silvinho) e Caio Henrique; Thiago Santos (Alex Santana). Técnico: Rogério Micale
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton (Fernandinho), Flávio, Zé Rafael (Ítalo) e Elber; Vinícius (Allione). Técnico: Claudio Prates
Gol: Silvinho (21-2º) 
Cartões amarelos: Jhonny Lucas, Carlos, Caio Henrique (P). Vinícius, Gregore (B). 
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 4.153 pagantes (4.927 total)
Renda: R$ 77.735,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

12 – Igor tabela entre Carlos Eduardo e Léo Itaperuna. E cruza. A zaga tira no sufoco.
13 – Léo Itaperuna chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
17 – Nino cruza. Vinícius cabeceia no cantinho. Thiago Rodrigues espalma.
25 – Elber dispara, passa por Igor, invade a área e chuta cruzado. Thiago Rodrigues espalma.
27 – Zé Rafael rouba de Junior. Vinícius chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
31 – Bola alta. O goleiro do Bahia segura dentro da área, mas escorrega e sai da área com ela nas mãos. Falta na meia-lua. Thiago Santos cobra com um chute rasteiro. A bola bate na trave.
36 – Jhonny Lucas chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
44 – Flávio chuta de fora da área. Thiago Rodrigues salva.
45 – Vinícius cobra escanteio. Zé Rafael chuta cruzado. A bola raspa a trave.

Segundo tempo
7 – Junior dá bom passe. Thiago Santos recebe na área, mas demora para chutar. Douglas salva.
15 – Rayan cruza rasteiro. Thiago Santos chuta. A zaga tira. 
21 - Gol do Paraná. Silvinho tabela com Léo Itaperuna e Thiago Santos, recebe na cara do gol e toca no canto.
34 – Igor cruza. Alex Santana cabeceia sobre o gol.
36 – Silvinho faz boa jogada e toca para Alex Santana, que chuta no canto. Douglas espalma.

48 - Bola alta. Allione cabeice no canto. Thiago Rodrigues espalma.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES