O Millonarios é o segundo maior campeão da Colômbia. Possui 14 títulos da primeira divisão nacional, atrás apenas do Atlético Nacional, que tem 15. O clube de Bogotá foi campeão pela última vez em 2012. Em 2016, o Millonarios terminou em sexto lugar a fase de classificação e caiu nas quartas de final.

Na Libertadores, o Millonarios nunca conquistou o título, mas chegou quatro vezes às semifinais (1960, 1973, 1974 e 1989).

Depois do final da temporada, o técnico Diego Cocca trocou o clube pelo Racing, da Argentina. Os colombianos buscaram então o argentino Miguel Angel Russo, campeão da Libertadores de 2007 pelo Boca Juniors.

O elenco também passou por reformulação. Foram contratados sete jogadores. São muitas alterações, muitos contratempos que temos tido, mas não me queixo. Sei que é assim e vamos tentar da melhor maneira possível, afirmou Russo.

Para o jogo de quarta-feira (dia 1º), os desfalques são o meia Jacobo Kouffaty, lesionado, e o meia-atacante Alex Zapata, que ainda faz um trabalho específico de preparação física.

O colombiano 2017 ainda não começou. Na pré-temporada, o Millonarios disputou a Florida Cup, nos Estados Unidos. Lá, perdeu para o River Plate e venceu o Barcelona-EQU. Também jogou dois amistosos contra o Cortuluá, da Colômbia, e venceu ambos.