Assine e navegue sem anúncios [+]
SUPREMO

Ministros do STF resistem a mudanças

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo senador Lasier Martins (Podemos/RS), que pretende mudar o processo de escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sofre resistência na Corte. Os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello criticaram publicamente a possibilidade de alteração no modelo das indicações.
Um dos pontos polêmicos é uma lista tríplice, com a participação do STF, para definir os nomes submetidos ao presidente da República. Ministros avaliaram que isso poderia abrir caminho para o corporativismo na magistratura.
“O nosso Supremo foi criado à imagem do Supremo americano. E eu penso que temos um sistema de freios e contrapesos, porque o presidente da República indica e o Senado sabatina. Quer dizer, já temos aí uma mesclagem em termos de participação - e tem dado certo”, disse Marco Aurélio.

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK