Ricardo Marajó/SMCS

Começa a funcionar nesta sexta-feira (29/5) a Estação PUC-Linha Verde, miniterminal de transporte que vai atender o eixo norte da via. O projeto, que começou em maio do ano passado e recebeu investimento de R$ 2,89 milhões, foi conduzido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A Estação PUC-Linha Verde vai atender cinco linhas de ônibus: 050 – Interbairros V; 470 – Guabirotuba; 471 – VL. São Paulo; 472 – Uberaba; e 475 – Canal Belém. Após a conclusão das obras da Linha Verde Norte será implantado o Expresso Ligeirão, que possibilitará a integração com a região Norte e Sul da Cidade e terá parada na nova estação.

As cinco linhas que passam a ser atendidas pela nova estação transportam, em dia útil, 24.390 passageiros em período normal e passam pelos bairros Uberaba e Prado Velho.

“Vai ser mais opção para os passageiros que utilizam essas linhas, que terão uma estação moderna e eficiente para fazer a integração”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Ligação
“A entrega da estação PUC é mais um passo do avanço e da modernização da Linha Verde, importante via que corta Curitiba de norte a sul. Estamos, pouco a pouco, ultrapassando barreiras para executar todas as obras necessárias e entregar uma Linha Verde segura e funcional para os curitibanos”, disse Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

O projeto da prefeitura prevê 14 estações ao longo de toda Linha Verde, fazendo a ligação das áreas norte e sul da capital. Cinco estações-tubo estão prontas, todas no trecho sul da via (Marechal, Fanny, Santa Bernadethe, Xaxim e Vila São Pedro). As do trecho norte são, além da PUC – Linha Verde, a Fagundes Varella, Avenida das Torres, UFPR, Jardim Botânico, Tarumã, Vila Olímpica, Solar e Atuba.

As estações no trecho norte foram afetadas pelo atraso nas obras e o consequente rompimento de contrato com a empresa que estava executando os projetos. No trecho entre as estações Solar e Atuba, as obras foram retomadas e têm a previsão de serem entregues em dezembro de 2021. Nos outros trechos, o remanescente da obra está sendo licitado novamente. A nova licitação vai abranger o trecho entre o viaduto da Victor Ferreira do Amaral e a Fagundes Varela.

O miniterminal vai respeitar as regras de conduta contra o avanço da covid-19. Além de espaçamento entre os passageiros, é obrigatório o uso de máscaras.