Lucilia Guimarães/SMCS

Em preparação para o Boqueirão Fashion Day 2022, que ocorre na próxima sexta-feira (15/7), alunos do curso de moda da Uniandrade fizeram os últimos ajustes da coleção que será apresentada no evento. A Uniandrade é uma das escolas parceiras do Boqueirão Fashion Day, junto da Universidade Positivo.

O Boqueirão Fashion Day, evento anual que está em sua sexta edição, é promovido pela Administração Regional Boqueirão, em colaboração com instituições de ensino e lojistas da Rua Bley Zornig, o polo de tecidos e itens para confecção do bairro. O evento acontece na Rua da Cidadania do Boqueirão, sob a bandeira da ressignificação de peças do guarda-roupa.

Coleção Paranista
Com o tema do Movimento Paranista, as roupas confeccionadas pelos alunos de moda da Uniandrade trazem a cultura paranaense para os tecidos. A escola artística, que ganhou força nas décadas de 1920 e 1930, tinha o objetivo de moldar uma identidade exclusiva da então Província do Paraná.

A contribuição do historiador e político Romário Martins, e seus textos enaltecendo os indígenas e a flora local, com destaque para o pinheiro, a pinha e o pinhão inspiraram artistas como João Turin, Zaco Paraná, Lange de Morretes, João Ghelfi e o fotógrafo, cineasta e fundador da revista Illustração Paranaense, João Baptista Groff.

De acordo com a professora e coordenadora do curso, Christiane Buss, a escolha do tema também se deve à recente abertura do Memorial Paranista, há cerca de um ano, no Parque São Lourenço, e que homenageia o ícone do movimento, o pintor e escultor João Turin.

“Nessa década, estamos celebrando 100 anos da identidade paranaense. Então, cada aluno criou sua coleção exaltando a cultura da nossa cidade”, relata.

Memorial Paranista completa um ano como polo da cultura e do turismo

A aluna Carla Monteiro de Almeida, de 27 anos, se inspirou nas obras de João Turin, que trabalhou com os povos nativos da região em suas obras.

“Um dos meus looks é feito com tecido transparente para evidenciar essa invisibilidade com a qual os indígenas eram tratados. Naquela época, existia uma lei de extermínio, então eu quis trazer esse aspecto da nossa história. Outro dos meus looks enaltece a Araucária, é feito no tom de verde exato da árvore”, explica.

Já a aluna Bruna Pinheiro Carvalho, de 28 anos, se inspirou na técnica do Petit-Pave, uma forma de estilização do pinheiro, pinha e pinhões, presente nas ruas de Curitiba.

“No calçadão da 15, nas praças Osório e Santos Andrade, se olharmos para o chão nós vemos o petit-pave. E eu sempre fui curiosa sobre, então pesquisei e montei minha coleção a partir desses desenhos arquitetônicos”, relata.

Programação para a comunidade
O Boqueirão Fashion Day promove uma semana de atividades para a comunidade e os amantes da moda. A programação completa e como se inscrever pode ser conferida neste link.

Segundo Ricardo Dias, administrador regional, o evento enaltece a economia criativa curitibana, além de estimular a cadeia da moda e da inovação de Curitiba.

“A ideia desde o começo era impulsionar a economia criativa de Curitiba. É fomentar a indústria e a cadeia produtiva da moda, usando como referência o polo têxtil da cidade”, relata.

Além disso, ele ressalta, é sempre uma oportunidade de envolver a comunidade em ações de cárater social. Este ano, também desfilarão pessoas assistidas pela Fundação de Ação Social, usando peças doadas pelo Disque Solidariedade.

Boqueirão Fashion Day
Criado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o evento busca promover e fortalecer as empresas têxteis do Boqueirão, que formam um forte pólo do setor, concentrado em dezenas de empresas do ramo.

O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Administração Regional Boqueirão. Tem o apoio do Sindicato de Modelos do Estado, do Serviço Nacional da Indústria (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Centro Europeu e de lojistas da Rua Bley Zorning.