
O Athletico perdeu por 2 a 1 para o Operário, nesse domingo (dia 27) à tarde, na Arena da Baixada, pela 10ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 5º lugar, com 17 pontos. A equipe de Ponta Grossa subiu para a 2ª colocação, com 18 pontos. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Clique aqui para assistir aos melhores momentos da partida, no Youtube do Athletico.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.
Tanto Athletico como Operário já estavam classificados antes da partida desse domingo. Os resultados das últimas rodadas, porém, vão definir os confrontos da próxima fase. Nas quartas de final, o 1º colocado enfrenta o 8º, o 2º pega o 7º e assim por diante. Na última rodada, em 6 de março, o Furacão enfrenta o FC Cascavel, em Cascavel.
Com o resultado, o time da capital deixa de ser o único invicto do Paranaense 2022. Foi a primeira derrota do clube na temporada.
ARTILHEIRO
O volante Marcelo, do Operário, marcou dois gols na Arena da Baixada e assumiu a artilharia do Paranaense, com 5 gols, empatado com Rômulo, do Athletico.
ESCALAÇÃO
O elenco de aspirantes, do técnico Wesley Carvalho, foi escolhido para a partida. A equipe principal, de Alberto Valentim, só atuou em duas rodadas do Paranaense até agora. Nesse domingo, as baixas eram Julimar (covid-19) e Reinaldo (joelho). O centroavante Rômulo ficou com o grupo principal, que enfrenta o Palmeiras na quarta-feira, pela Recopa Sul-Americana, e não participou do jogo com o Operário. Nesse domingo, Wesley Carvalho só tinha cinco jogadores no banco (Léo Linck, Lucas Halter, Vinícius Kauê, Juninho e Daniel Cruz).
As novidades desse domingo eram o ponta Carlos Eduardo (25 anos) e o centroavante Bissoli (24 anos), que começaram o ano com o elenco principal e agora estão nos aspirantes. Outra novidade foi o zagueiro João Vialle improvisado na lateral-direita.
O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Carlos Eduardo (direita), Jader (centro) e Davi Araújo (esquerda) na linha de três.
ESCALAÇÃO DO OPERÁRIO
O meia Rafael Chorão (recuperação) e o atacante Felipe Garcia (suspenso) eram as baixas no Operário. O esquema era o 4-2-3-1, com Thomaz (esquerda), Gioavanni (direita) e Reina (centro).
PRIMEIRO TEMPO
No primeiro tempo, o Athletico jogou avançado e conseguiu controlar as ações no meio-campo. No entanto, não achou espaços para atacar. E pior: foi desorganizado para defender. O jogo ficou ‘na mão’ do Operário, especialista no contra-ataque. Aos 17, o time do Interior abriu o placar, após contra-ataque com boas trocas de passes e finalização de Marcelo, de fora da área. E ampliou o placar aos 32, em jogada semelhante, e finalizada pelo mesmo Marcelo, na cara do gol. Paulo Sérgio teve a chance para fazer o 3º gol, mas desperdiçou. O Athletico não conseguiu criar oportunidades na primeira etapa.
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, troca na ponta-esquerda do Athletico, com a entrada de Daniel Cruz no lugar de Davi Araújo. O cenário pouco mudou. O time da Arena seguiu controlando o meio-campo, mas sem criar chances. Até levou algum perigo em duas cobranças de falta de Bissoli e em chutes de fora da área, mas raramente pisou na área adversária. Aos 24, troca de volantes: Juninho por Pierre. Aos 26, saiu o meia Jader e entrou o zagueiro Lucas Halter. O jogo continuou com o mesmo cenário. Aos 46, Vinícius Kauê entrou no lugar de Pedrinho. O gol do Athletico só veio aos 51, em roubada de bola de Pablo Siles, passe de Bissoli e finalização de Juninho.
ATHLETICO 1×2 OPERÁRIO
Athletico: Anderson; João Vialle, Luan Patrick, Lucas Fasson e Pedrinho (Vinícius Kauê); Pablo Siles e Pierre (Juninho); Carlos Eduardo, Jader (Lucas Halter) e Davi Araújo (Daniel Cruz); Bissoli. Técnico: Wesley Carvalho
Operário: Simão; Lucas Mendes (Arnaldo), Thales, Reniê e Romário; Leandro Vilela (André Lima) e Marcelo (Rodrigo Pimpão); Giovanni Pavani (Gustavo), Javier Reina (Lucas Vital) e Thomaz Santos; Paulo Sérgio. Técnico: Ricardo Catalá
Gols: Marcelo (17-1º e 32-2º) e Juninho (51-2º)
Cartões amarelos: Romário, Lucas Mendes, Marcelo, Reniê, Leandro Vilela, Rodrigo Pimpão, Simão, André Lima (O). Pablo Siles, Lucas Halter (A).
Árbitro: Elvio Kertelt Legnani
Público: 6.037 pagantes
Local: Arena da Baixada
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Bissoli chuta de fora da área. A bola vai perto, sobre o gol.
17 – Gol do Operário. Contra-ataque. Lucas Mendes toca para Giovanni, que ajeita para Marcelo chutar de fora da área. Anderson aceita.
27 – Lucas Mendes avança pela direita e rola para Giovanni, que recebe na área e chuta perto.
28 – Paulo Sérgio arrisca de longe. Anderson defende no centro.
32 – Gol do Operário. Boa troca de passes. Paulo Sérgio recebe na intermediária e enfia para Marcelo, livre na área. Ele toca na saída do goleiro.
41 – Davi Araújo chuta cruzado, de fora da área. O goleiro segura.
42 – Contra-ataque. Giovanni recebe na área e toca para Marcelo, que ajeita para Paulo Sérgio. Ele chuta para fora e perde boa chance.
44 – Pedrinho faz boa jogada e rola para Bissoli, na área. Ele chuta em cima do goleiro.
Segundo tempo
3 – Falta perto da área. Bissoli cobra com um chute forte, no centro do gol. Simão defende.
9 – Jader chuta de fora da área. O goleiro pega no canto.
12 – Falta frontal. Bissoli chuta colocado, no canto. O goleiro espalma.
21 – Daniel Cruz chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
32 – Paulo Sérgio recebe na área e chuta cruzado. Anderson segura.
35 – Thomaz chuta de fora da área. Anderson espalma no canto.
41 – Daniel Cruza invade a área e chuta. A bate na cabeça de Arnaldo. O Athletico pede pênalti, por toque de mão.
51 – Gol do Athletico. Pablo Siles rouba no ataque e rola para Bissoli, que aciona Juninho, na área. Ele chuta no canto.