Valquir Aureliano – Ruy

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Náutico, nesta terça-feira (dia 6) à noite, na Vila Capanema, pela 14ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou com 22 pontos, caiu para o 5º lugar e deixou o G4. A equipe pernambucana está na 13ª colocação, com 15 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

Com o resultado, o Paraná completou quatro partidas seguidas sem vencer, com três empates e uma derrota. O Náutico também chegou ao quarto jogo consecutivo sem vitória.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES, as notas para os jogadores do Paraná na partida.

DESEMPENHO
O técnico Allan Aal fez três modificações no time titular e não conseguiu recuperar totalmente o bom futebol da equipe. O time teve atuação irregular, com um fraco primeiro tempo e um bom segundo tempo. Faltou criatividade no setor ofensivo na segunda etapa e mais qualidade defensiva na primeira etapa. A saída de bola também foi um problema em parte do jogo.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
Os desfalques no Paraná eram os zagueiros Fabrício e Salazar, em recuperação. O técnico Allan Aal decidiu trocar três peças, escalando o centroavante Léo Castro, o ponta Marcelo e o volante Karl. Com isso, começaram no banco o centroavante Bruno Gomes, o ponta Andrey e o volante Higor Meritão. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Marcelo (esquerda), Gabriel Pires (direita) e Bressan (centro) na linha de três do setor ofensivo.

ESCALAÇÃO DO NÁUTICO
O Náutico não tinha o veterano Jorge Henrique (38 anos, ex-Corinthians, Botafogo e Athletico-PR), os volantes Jhonnatan e Rhaldney e o meia Lucas Paraíba, todos com Covid-19.

PRIMEIRO TEMPO
O Náutico veio com postura ofensiva e pressionou a saída de bola. O Paraná sentiu a pressão e teve dificuldades para sair jogando. O time nordestino só não abriu o placar logo no início porque o goleiro Alisson fez duas boas defesas em chutes de Dudu e Ruy (ex-Coritiba). Aos 21, Roberto saiu lesionado. O volante Luan entrou improvisado na defesa, já que Allan Aal não tinha zagueiros no banco. O Paraná pouco atacou, mas criou uma boa chance aos 43, quando Jean cruzou na medida para Léo Castro, livre na cara do gol, cabecear para fora.

SEGUNDO TEMPO
O Paraná voltou melhor do intervalo e dominou o início do segundo tempo. Foram três boas jogadas em 11 minutos.

APAGÃO
Aos 15 do 2º tempo, uma queda de energia provocou um apagão no estádio. A iluminação só voltou a funcionar uma hora depois, quando o árbitro autorizou o reinício da partida. Curiosamente, a última partida do Paraná, em Ribeirão Preto, também chegou a ser paralisada por falta de energia.

FIM DE JOGO
Depois do apagão, o Paraná voltou melhor, jogando avançado e pressionando o adversário. Aos 30, saíram os pontas Gabriel Pires e Marcelo. Entraram Andrey e Bruno Xavier, que fez sua estreia pelo clube paranaense. Aos 37, saiu o volante Karl e o meia Vitinho entrou para fazer sua reestreia pelo Paraná.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Paraná teve 14 finalizações (4 certas), 52% de posse de bola e 80% de eficiência nos passes. Já o Náutico somou 8 finalizações (3 certas), 48% de posse de bola e 76% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

PARANÁ 0x0 NÁUTICO
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Roberto (Luan), Hurtado e Jean Victor; Jhony Douglas e Karl (Vitinho); Gabriel Pires (Bruno Xavier), Renan Bressan e Marcelo (Andrey); Léo Castro. Técnico: Allan Aal
Náutico: Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro, Camutanga e William Simões; Trindade; Ruy (Djavan), Jean Carlos (Paiva), Thiago Rodrigues e Dudu (Dadá); Kieza. Técnico: Gilson Kleina
Cartões amarelos: Luan, Marcelo (P).
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Roberto erra passe na defesa. Dudu aproveita e cruza. Na cara do gol, Ruy chuta e Alisson salva.
6 – Dudu rouba no ataque. Kieza chuta para o gol e Alisson defende.
22 – Pressão do Náutico. Ruy toca para Dudu, na área. Ele solta a bomba. Alisson espalma para escanteio.
33 – Paulo Henrique cruza. Léo Castro gira e chuta. O goleiro salva.
43 – Marcelo aciona Jean, na ponta-esquerda. Ele cruza. Na cara do gol, Léo Castro cabeceia para fora.

Segundo tempo
8 – Renan Bressan recebe na meia-lua e dá um tapinha na bola, colocando Léo Castro na cara do gol. Ele cai ao dividir com o zagueiro e pede pênalti.
10 – Gabriel Pires solta a bomba de longe. O goleiro espalma.
11 – Jean chuta de fora da área. O goleiro espalma no canto.
17 – Falta na direita.Jean cruza. Jhony Douglas cabeceia perto.
35 – Paulo Henrique cruza da direita. Hereda se atrapalha na pequena área. A bola sobra para Bruno Xavier, que não consegue acertar a bola. O goleiro salva.