Campeonato Paranaense

Modificado, Paraná Clube vence em Cianorte, sobe na tabela e encerra tabu histórico

Juninho enfrenta o Cianorte
Juninho enfrenta o Cianorte (Foto: Divulgação/Paraná Clube/Gabriel Thá)

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Cianorte, nessa terça-feira (dia 27) à tarde, no estádio Albino Turbay, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 6º lugar, 8 pontos em 6 jogos. A equipe do Interior está na 2ª colocação, com 12 pontos em 7 jogos.

Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. Os dois últimos (11º e 12º) são rebaixados.

Na reta final, o Paraná ainda vai enfrentar Athletico (na próxima sexta-feira), Rio Branco, Cascavel CR, Azuriz e Operário.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.

TABU
Essa foi a primeira vitória do Paraná em Cianorte por competições oficiais. Foram cinco empates e duas vitórias do Cianortes nos sete confrontos anteriores no Interior.

FASES
Essa foi a primeira derrota do Cianorte na temporada 2021. Antes, o time somou 5 vitórias e 3 empates. A última derrota havia ocorrido em julho de 2020, pela semifinal do Paranaense, para o Coritiba.

ESCALAÇÃO
O técnico Maurílio fez quatro mudanças em relação ao último jogo – derrota por 5 a 0 para o Coritiba. Entraram no time o goleiro Bruno Grassi, o lateral-esquerdo Bryan, o zagueiro Hurtado e o ponta Gustavinho. Deixaram a equipe o goleiro Renan, o lateral-esquerdo Christianno, o zagueiro Jeferson e o ponta Elielton. O esquema tático foi o 4-2-3-1 das últimas rodadas, com a linha de três com Thiago Alves e Gustavinho como extremos (pelos lados do campo) e Juninho centralizado.

PRIMEIRO TEMPO
O Paraná começou marcando forte e compacto na defesa. Não permitiu espaços para o adversário. Com a bola, conseguiu colocar rapidamente a bola nas pontas, para Thiago Alves na direita e Gustavinho na esquerda. No entanto, a partir dali o time não conseguia criar jogadas ofensivas. O Cianorte teve paciência, tocou a bola e esperou o adversário começar a errar. A partir dos 20 minutos, o time do Interior passou a encontrar espaços e criou quatro boas jogadas em seguida. A melhor chance, após escanteio finalizado de cabeça por Maurício, terminou com boa defesa de Bruno Grassi. No fim, aos 32, o Paraná levou perigo pela primeira vez, em boa jogada de Pedro mal finalizada por Thiago Alves.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou truncado, com forte marcação dos dois lados. Aos 12, as primeiras substituições no Paraná, com as entradas do volante Mazinho e do lateral Christianno. Aos 19, após lateral e bate-rebate na área, Jailson caiu ao dividir com Grafite. O árbitro marcou pênalti. Lance polêmico. Gustavinho cobrou no cantinho e converteu: 1 a 0. Aos 23, Grafite levou o segundo amarelo e acabou expulso. O Cianorte ficou com um jogador a menos. Aos 28, entraram o ponta Elielton e o meia Gabriel Pires no Paraná. O Paraná não soube aproveitar a vantagem e o jogo seguiu equilibrado. Aos 39, Maurílio colocou o meia Maxi Rodriguez na partida.

CIANORTE 0x1 PARANÁ
Cianorte: Bruno; Michel (Ynaiã), Doma, Maurício e Rael; Morelli, Zé Vitor, Calabrês (Gabriel Pereira), Grafite e Buba (Tales); Pachu (Wilson Júnior). Técnico: João Burse
Paraná: Bruno Grassi; Jaílson, Micael, Hurtado e Bryan (Christianno); Moisés Gaúcho (Maxi Rodriguez) e Ramires (Mazinho); Thiago Alves (Elielton), Juninho (Gabriel Pires) e Gustavinho; Pedro. Técnico: Maurílio Silva
Gol: Gustavinho (21-2º)
Expulsão: Grafite (23-2º)
Cartões amarelos: Calabrês, Buba, Maurício (C). Ramires, Bryan, Juninho, Pedro (P).
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Juninho chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
22 - Contra-ataque. Inversão para Grafite, que parte livre pela esquerda e chuta de fora da área. A bola desvia na zaga e sai para escanteio.
23 - Escanteio. Calabrês bate escanteio. Maurício cabeceia no canto. Bruno Grassi espalma no canto.
26 - Zé Vitor dispara pela direita, invade a área e chuta cruzado, sobre o gol.
30 – Bela jogada do Cianorte. Michel dispara, tabela com Calabrês, recebe na área e chuta cruzado. A bola passa perto, ao lado.
32 - Pedro parte pela esquerda e rola para Thiago Alves. Na cara do gol, ele chute sobre o travessão.

Segundo tempo
19 - Após lateral, bate e rebate na área. Jailson cai após dividir com Grafite. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico.
21 – Gol do Paraná. Gustavinho cobra no cantinho. O goleiro não alcança.
24 - Após escanteio, Morelli pega rebote fora da área e chuta perto, ao lado.
30 – Moisés faz boa jogada e rola para Gustavinho, na área. Ele arma o chute, mas é desarmado no último instante.