Divulgação/FFC/Patrick Floriani – Diego Tavares e Rodrigo Bassani comemoram gol do Figueirense sobre o Paraná

O Paraná Clube perdeu por 2 a 0 para o Figueirense, nessa segunda-feira (dia 16) à noite, em Florianópolis, pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O time paranaense ficou em penúltimo (9º lugar) do Grupo B, com 9 pontos. A equipe catarinense está na 7ª posição, com 16 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Ao final da primeira fase (18 rodadas), os dois últimos colocados de cada grupo serão rebaixados. E os quatro primeiros passam para a próxima fase.

Na reta final, o Paraná ainda vai enfrentar o Ituano (casa), o São José (fora), o Criciúma (casa), o Mirassol (casa), o Novorizontino (fora) e Oeste (casa).

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Paraná repetiu o fraco desempenho em todos os setores, algo que virou rotina na temporada 2021. O time até criou três boas jogadas ofensivas, mas permitiu oito lances perigosos do Figueirense, além dos dois gols.

FASES
O Paraná completou 5 jogos seguidos sem vencer (2 empates e 3 derrotas). Esse foi 3º jogo do técnico Sílvio Criciúma no comando do time paranaense, agora com 1 empate e 2 derrotas. Já o Figueirense não perde em casa há 10 jogos (6 vitórias e 4 empates).

ESCALAÇÃO
A baixa no Paraná era o volante Moisés Gaúcho, suspenso. Sem Rômulo Costa, que deixou o clube, o técnico Sílvio Criciúma escalou Vinícius Guarapuava. A surpresa foi o nigeriano Ebere titular, na vaga de Gustavo França, que começou no banco. O novo treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1, com a linha de três com Sillas centralizado e dois jogadores de velocidade pelos lados do campo (Vinicius Moura e Ebere). Já o Figueirense não contava com sete jogadores, todos lesionados: Alê Santos, Everton Santos, Edson Henrique, Garré, Lucas Cezane, Mirandinha e Patrick.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Figueirense, que jogou avançado, pressionou a saída de bola adversária e mostrou qualidade nos cruzamentos. O Paraná ficou recuado e teve duas chances de gol no início, aos 2 e aos 7 minutos, ambas em contra-ataques. Na primeira, Sillas chegou a acertar o travessão. Depois disso, o time catarinense dominou, marcou um gol aos 21, em cruzamento de Renan Luís para Bassani cabecear no canto, e criou outras sete boas jogadas ofensivas.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Paraná avanlou e tentou igualar a disputa no meio-campo. Só que, logo aos 9 minutos, o Figueirense fez 2 a 0. Krobel passou fácil por Vinicius Moura, invadiu a árae e rolou para Diego Tavares (ex-Paraná Clube), na cara do gol. Ele desviou para Andrew (ex-Paraná) chutar no canto. O time catarinense seguiu melhor. Aos 23, as primeiras substituições no Paraná, com as entradas do ponta Gustavo França e do lateral Bryan. O cenário pouco mudou. Aos 37, entraram Paranhos, Lucas Sene e Gustavinho.

FIGUEIRENSE 2×0 PARANÁ
Figueirense: Rodolfo Castro; André Krobel, Rayne, Guilherme Teixeira (Lucas Sezane) e Renan Luís; João Paulo e Oberdan (Vinícius Kiss); Diego Tavares, Rodrigo Bassani (Dener) e Andrew (Everton Brito); Bruno Paraíba. Técnico: Jorginho
Paraná: Bruno Grassi; Alex Murici (Paranhos), Jonathan Costa, Vinícius Guarapuava e Danilo (Bryan); Kriguer e Janderson; Vinicius Moura (Gustavo França), Sillas (Gustavinho) e Ebere (Lucas Sene); Reis. Técnico: Sílvio Criciúma
Gols: Rodrigo Bassani (21-1º) e Andrew (9-2º)
Cartões amarelos: Jonathan Costa (P).
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Contra-ataque. Janderson enfia. Sillas recebe na área e chuta. A bola desvia na zaga e bate no travessão.
7 – Alex Murici enfia. Vinícius Moura recebe na área e chuta. A zaga trava para escanteio.
20 – João Paulo cruza. A bola desvia e sobra na cara do gol para Guilherme Teixeira. Ele chuta e Vinícius Guarapuava salva, de carrinho.
21 – Gol do Figueirense. Renan Luís lança. Rodrigo Bassani recebe na cara do gol e toca no canto.
25 – Renan Luís lança. Krobel quase alcança, na cara do gol.
27 – Escanteio. João Paulo cruza. Rayne cabeceia ao lado do gol.
31 – Alex Murici tira mal. Bassani pega o rebote fora da área e chuta no canto. Bruno Grassi defende.
39 – Diego Tavares cruza rasteiro. Dois atacantes se atiram na pequena área, mas não alcançam.
41 – Alex Murici cobra escanteio para a 1ª trave. Vinicius Moura cabeceia perto.
42 – Krobel cruza. Bruno Paraíba entra livre e cabeceia para fora.

Segundo tempo
9 – Gol do Figueirense. Krobel passa por Vinicius Moura, invade a árae e rola para Diego Tavares, na cara do gol. Ele desvia para Andrew, livre, chutar no canto.
17 – Andrew invade a área e cruza. Na cara do gol, Bassani chuta perto, ao lado.
22 – Contra-ataque e cruzamento para Bruno Paraíba, na cara do gol. Ele chuta no alto e Bruno Grassi salva.
27 – O goleiro sai jogando errado. Sillas sai na cara do gol, demora para chutar e é desarmado.
40 – Gustavo França chuta de fora da área. O goleiro espalma no ângulo.
41 – Lançamento. Bruno Grassi sai na lateral para cortar, mas erra. Bruno Paraíba aproveita e chuta cruzado, de fora da área. A bola vai para fora, com o gol vazio.