Levy Ferreira/SMCS

Nascida em São João do Ivaí, interior do Paraná, Sirlei Pereira da Cruz se tornou uma moradora muito conhecida na comunidade do bairro Guaíra, onde mora há 31 anos. Motivo: cuida, sistematicamente, da limpeza do espaço público em frente de casa.

Trata-se de um pequeno canteiro, preservado por ela como se fosse uma propriedade particular especial. “Levanto cedo, todos os dias, e limpo tudo”, conta Sirlei, 55 anos. Ela não lembra com certeza quando começou o costume. A tarefa foi sendo feita e se tornou naturalmente um hábito.

Além de recolher o lixo, Sirlei também já fez outras ações ambientais, como plantio de árvores e mudas de feijão. De acordo com ela, isso ajuda a manter o canteiro e a rua mais bonitos e bem cuidados. “Valoriza bastante o espaço”, defende.

Amante confessa de organização e limpeza, ela faz questão de transferir para a rua pública a mesma  atenção que tem dentro de casa, onde há seis anos montou também uma loja de roupas – motivo a mais para manter a fachada e o entorno aprazíveis.

Conscientização
Além de ativa, Sirlei garante que é muito persistente. Por oito anos, cobrou a Prefeitura para que a rua de casa, que antes era de chão batido, fosse asfaltada – a exigência foi atendida, lá se vão dez anos. De suas cobranças do poder público, ela também conseguiu duas placas de sinalização para o canteiro, que sofreu durante muito tempo com acidentes corriqueiros de trânsito.

A tranquila comerciante diz que não consegue quase perde a calma quando vê alguém jogando lixo em via pública. Se flagra alguém, vai lá e tenta conscientizar a pessoa sobre o local apropriado para descarte de resíduos – afinal, ali é um espaço verde que muita gente usa e merece ficar limpo.

“Às vezes passam aqui e jogam até pedra e pedaços de madeira”, conta. Quando o lixo é de grande escala, Sirlei prefere acionar a Prefeitura pelo serviço 156. “Sempre atendem a gente muito rápido”, acrescenta.

Para ela, é desejável que outros moradores façam o mesmo, seja no Guaíra ou em qualquer outro bairro de Curitiba. Quando se mudou para o capital, em 1980, logo percebeu que valeria a pena cuidar bem do lugar onde vive – a cidade, diz ela, é de todos os cidadãos e cidadãs.

Muito religiosa, Sirlei diz que a limpeza é, inclusive, um mandamento bíblico. “Temos de dar exemplo”, afirma. “Dá gosto ver tudo limpinho.”