Moradores de São Francisco do Sul começam a deixar a cidade por conta da fumaça tóxica que tomou um armazém de fertilizantes próximo a BR-280. Imagens de câmeras de monitoramento mostram uma longa fila de carros na rodovia Olívio Nobrega.

O incêndio começou por volta das 23h. Por volta das 8h desta quarta, o Corpo de Bombeiros ainda tentava controlar o fogo. O depósito possui cerca de 5 mil metros quadrados e abrigava cerca de 40 toneladas de fertilizantes que contêm nitrato de potássio, um produto tóxico e inflamável.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militares da região (São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha e Joinville, além do Comando Geral de Florianópolis e do helicóptero da PM Arcanjo) auxiliam no combate ao incêndio.

Seis bairros precisaram ser evacuados: Paulas (onde fica o armazém), Iperoba, Reta, Rocio Pequeno e Sandra Regina. Moradores intoxicados tiveram de ser levados ao hospital local, enquanto os demais outros foram para o Colégio Santa Catarina, a Escola Felipe Schmidt ou casas de parentes.

Fumaça pode chegar à Guaratuba

Segundo os meteorologistas da Somar, a intensidade e direção dos ventos pode ser uma das causas para a fumaça ter se espalhado por tantas áreas do local. Rajadas sopram desde ontem com velocidade entre 30km/h e 45km/h.

Segundo informação da Bandnews, a fumaça pode avançar pelo litoral e chegar até Guaratuba.