Valquir Aureliano

O técnico do Coritiba comemorou na noite deste sábado (29 de maio) a vitória do Coritiba por 2 a 0 diante do Avaí, no Couto Pereira. Segundo o comandante alviverde, o triunfo dentro de casa dá um pouco de confiança ao time, que sofreu um baque histórico após ser eliminado na primeira fase do Campeonato Paranaense 2021. Ainda segundo o treinador, mais que nada foi uma “partida correta, controlada”, na qual o time cometeu poucos equívocos e cujos erros não tiveram maiores consequências.

LEIA MAIS:Coritiba supera vexame no Estadual e larga na Série B com vitória diante do Avaí

LEIA MAIS: Natanael é improvisado na lateral-esquerda e se torna um dos destaques do Coxa. Confira as atuações

Sabíamos que [o Avaí] era uma equipe que trabalha bem na defesa e com a bola, e nossa primeira missão era controlar o jogo. Fizemos isso e depois aproveitamos bem as chances que tivemos. Foi uma partida correta, controlada, mais que nada”, declarou o treinador, citando ainda que o resultado é muito importante para o grupo recuperar um pouco a confiança. “Pudemos jogar em nosso campo, nosso estádio, que é um lugar que temos de respeitar muito, temos de ter o máximo rendimento. Parece que hoje a equipe demonstrou, pelo menos, que queria ganhar, que entrou para ganhar, que entrou para ser respeitada em campo e o conseguiu na base do esforço, do futebol, e graças a Deus também veio o resultado.”

Nova formação tática e Natanael na esquerda

Ainda segundo Morínigo, a nova formação do Coxa, que deixou de lado o 4-2-3-1 para jogar num 4-1-4-1 com três meio-campistas mais defensivos, volantes de ofício, foi uma opção para melhorar o desempenho defensivo da equipe, especialmente pelo lado direito, e também para que fosse possível aproveitar a qualidade dos arremates de longe de Val, que teria mais liberdade para chegar ao ataque – inclusive, ele acabou fazendo o segundo gol do jogo.

“O que acontece é que não tínhamos muitas boas marcas nesse setor, o setor direito com Igor, então quis fortalecer a marcação nesse setor e respeitar também o momento que estão vivendo Willian [Farias] e [Matheus] Sales, que são jogadores muito importantes. E também a ideia era ter o arremate de longe de Val, então foi uma troca de situações tanto na hora de atacar como na hora de defender”, explicou o paraguaio.

Já com relação ao lateral-direito de origem Natanal atuando pela esquerda, com Romário, jogador da função, sendo preterido, o técnico afirmou tratar-se de uma opção técnica. “O Natanael, achamos que era melhor pára esse jogo. O Romário está bastante bem também. Foi uma decisão mais técnica do que qualquer coisa e temos confiança em todos os nossos jogadores.”

Waguinho foi injustiçado

Autor do primeiro gol da partida, o meia-atacante Waguininho também foi tema da entrevista coletiva de Gustavo Morínigo, que destacou a regularidade do jogador e ainda apontou acreditar que o atleta pode ter sido injustiçado por conta das cobranças por parte da torcida após a eliminação do Coxa no Paranaense.

“Waguininho tem um rendimento sempre de médio para frente. Creio que foram injustos com ele em algum momento e hoje ele demonstrou o que pode dar e creio que ele pode dar muito mais para a equipe, tanto na defesa como no ataque.”

Reforços é algo ‘sempre trabalhado’

Por fim, Morínigo também contou que o tema ‘reforços’ é algo que o Coxa está sempre trabalhando “para ter um plantel amplo e bom”. Além disso, ele também falou um pouco sobre a expectativa para a estreia de nomes que chegaram há pouco ao Alto da Glória, como o zagueiro Henrique e o atacante William.

“O tema reforços sempre estamos trabalhando, para ter um plantel amplo e bom. Sobre os jogadores que não estrearam, não posso falar muito, mas creio que eles podem somar muito à equipe. Mas primeiro têm de ganhar esse lugar dentro de campo, licitamente e na base da competição com os demais.”