UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunicou, com pesar, nesta quinta (30), o falecimento do professor aposentado e pesquisador Paulo da Cunha Lana, aos 66 anos, nesta quinta-feira (30), em Pontal do Paraná. Aposentado como professor titular do Centro de Estudos do Mar da UFPR em novembro de 2020, Paulo Lana permanecia atuante na pesquisa e docência no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos e no Laboratório de Ecologia Marinha. Graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Oceanografia, o professor Lana se considerava uma “mistura de biólogo, oceanógrafo e ecólogo, com interesses científicos muito variados”, como descreveu no Currículo Lattes.

Participou dos comitês de implantação – como presidente ou na coordenação – dos cursos de doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, graduação em Oceanografia e pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos da UFPR. Foi membro do Comitê Assessor de Oceanografia do CNPq e presidiu a International Polychaetological Association, que reúne cientistas de vários países dedicados ao estudo de poliquetas, por três anos. Cientista, humanista e entusiasta do conhecimento, o professor Lana foi orientador ou co-orientador do trabalho de mais de 100 mestres, doutores e pós-doutores, além dezenas de monografias de conclusão de curso.
A equipe da Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos fará homenagens nesta quinta-feira (30), em diversos lugares do Brasil. Em Pontal do Sul, alunos, amigos, colegas e parceiros de caminhada prestarão a homenagem enviando boas energias e flores ao mar. O encontro será às 16h15, na praia, em frente ao Centro de Estudos do Mar.

O velório será realizado na sexta-feira (01/07), em local e horário a serem confirmados. A comunidade da UFPR presta os mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares, colegas e amigos do professor.