Arquivo da família Henning – “Juvenal Henning em Rio Negro: 92 anos de histu00f3ria”

Faleceu nessa quarta-feira (dia 4) às 9 horas, em Curitiba, Juvenal Henning, nascido no Sítio dos Rauen, em Rio Negro (PR), em 15 de fevereiro de 1926. Foi casado com Elizabeth Frisch, já falecida. O casal teve os filhos Ademir Assis Henning, Marli Terezinha Rauth, Ademar Altevir Henning, Oilson Robeto Henning e Elizete Laurindo. Juvenal e Elizabeth deixam ainda 12 netos e seis bisnetos.

Juvenal foi vereador por dois mandatos na Câmara Municipal de Rio Negro e presidente da mesma Câmara. Também eleito presidente do Sindicato Rural de Rio Negro por sucessivos mandatos. Recebeu a comenda da Ordem do Brazão de Rio Negro. Também foi empresário, proprietário do maior armazém de Rio Negro nos anos 60. 

O corpo de Juvenal Henning será velado na Câmara de Vereadores de Rio Negro nessa quarta-feira. O sepulamento será às 10 horas desta quinta-feira (dia 5), em Rio Negro.

DEPOIMENTOS
“Juvenal deixou um legado na política, na agricultura e no comércio de Rio Negro. No entanto, o maior legado dele foi a família. É o melhor bisavô, o melhor avô, o melhor pai, o melhor marido e o melhor irmão que alguém consegue imaginar”, diz o neto de Juvenal, o jornalista Silvio Rauth Filho, 43 anos. “Ele liderava pela ação, não pela palavra. Era um líder natural. Ajudou todas as pessoas que conheceu. Nunca pediu nada em troca. Nem mesmo pedia voto em troca. Ajudava porque gostava de ajudar. Até por isso teve uma carreira política curta, mas honrada e exemplar”, completa. “Juvenal nunca disse que é preciso endurecer sem perder a ternura, mas sempre mostrou isso nas ações. Por ser um homem decente e firme, sempre teve a família girando ao redor dele. Nunca precisou ir atrás da família. Todos o seguiam, com carinho e devoção”, afirma Silvio Rauth Filho.  

"As primeiras coisas que relembrei muito rapidamente foram nossas pescarias em Enseada, no rio Negro, no rio da Várzea, os churrascos em Rio Negro. E principalmente a alegria dele na limpeza do sítio que comprei em Rio Negro", diz o aposentado Silvio Rauth, 71 anos, genro de Juvenal.