José Wille – Zélia Scholz

Morreu neste sábado (17) a artesã Zélia Scholz, aos 89 anos. Conhecida como Dona Zélia da Roca de Fiar, ela foi uma das pioneiras da Feira de Artesanato do Largo da Ordem de Curitiba. O anúncio da morte foi feito neste domingo (18) pelo jornalista José Wille Scholz Jr., da Band, que é filho dela.

“Minha mãe Zélia Scholz morreu neste sábado, dia 17 de julho, data de seu aniversário de casamento. Ela estava perto de completar 90 anos. Foi mãe de seis meninos e ainda adotou mais um. E trabalhou muito para ajudar o marido. Com isso os dois puderam dar um curso superior para todos os filhos”, escreveu ele, no blog Memória Paranaense.

Zélia Scholz era a pessoa a número um no registro de inscritos da Feira de Artesanato do Largo da Ordem de Curitiba, como mostrava a sua licença na Prefeitura. “Lá ela seguia presente todos os domingos com a sua roca de fiar e outros antigos instrumentos, até onde a saúde permitiu. E ensinou esta profissão para muita gente como professora de tecelagem primitiva”, escreveu Wille.

A artesã nasceu em Monte Sião (MG). A família vendeu a antiga propriedade de gado e laticínio e se mudou para o Paraná. A nova propriedade rural comprada foi no município de Maringá, perto de Mandaguaçu. A chegada foi no final dos anos 1940. Ela se casou com José Wille Scholz e eles moraram em Mandaguari, Maringá e Paranavaí, vindo para Curitiba em 1972. “A descoberta de seu conhecimento de tecelagem e incentivo foi de Julieta Reis, hoje vereadora, e de Teca Sandrini, na época responsável por esta área na Prefeitura. Isso foi ainda nos anos 1970, quando as duas viram os trabalhos dela no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço”, disse Wille.