Escalada

Morro do Canal é uma opção de tranquilidade no Carnaval

Para quem prefere a tranquilidade, da agitação do Carnaval, o Morro do Canal, em Piraquara, é uma ótima opção de turismo de aventura ou ecoturismo. Este passeio pode ser feito a apenas 50 minutos de Curitiba.

Longe das marchinhas carnavalescas, além das belas paisagens, no morro o visitante encontra ar puro e o canto dos pássaros. Com 1.373 metros acima do nível do mar, a subida ao Morro do Canal leva cerca de uma hora e meia, com pontos mais difíceis ao se aproximar da gruta, que antecede o cume do morro.

De acordo com os instrutores do Departamento de Turismo da prefeitura municipal, o nível de dificuldade é baixo para médio. Porém, para os sedentários ou para as pessoas que praticam esportes somente aos finais de semana, ou de vez em quando, a subida ao Morro do Canal torna-se mais difícil, o que não compromete o resultado final. Ao chegar ao cume do morro a paisagem – represas, Morro do Vigia, Baia de Antonina, por exemplo -, recompensa o esforço e até o medo em alguns pontos mais íngremes.

Em tempo: Não há norma estabelecida quanto aos horários de subida, mas a recomendação é que as pessoas não subam após as 15h. Entre os próximos dias 21 e 25, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em parceria com os instrutores de turismo da prefeitura municipal, estarão no local cadastrando e orientando os visitantes. Mais informações: (41) 9178-1671 ou 9165-4882.

Orientação: Kit Subida

· água;

· filtro solar;

· roupas leves;

· tênis;

· kit primeiros socorros.