Publicidade
Heranças culturais

Mostra do Centro Juvenil de Artes está no Palácio das Araucárias

(Foto: Kraw Penas/Seec-PR)

O Centro Juvenil de Artes (CJA), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, transferiu do Palácio Iguaçu para o Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, a exposição com os 40 trabalhos selecionados no 1º Concurso Paranaense de Desenho. A mostra fica em cartaz até 28 de fevereiro.

“Heranças culturais do Paraná” foi o tema central que serviu de inspiração para a criação dos desenhos elaborados em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras.

“Os desenhos refletiram muito bem as características das diferentes regiões do Estado. Tivemos muitas gralhas azuis, araucárias, cuias de chimarrão, tropeiros, mas também outros elementos das culturas e etnias que formam o Paraná, com referência à culinária, dança, pontos turísticos e outros elementos bastante regionais. Essa seleção contempla muito da personalidade e desse olhar da criança e do adolescente para o nosso Estado”, disse a professora Adriana Carla Dalazen Cichocki, uma das responsáveis pelo concurso.

Para o diretor do Centro Juvenil de Artes, Luiz Gustavo Vidal Pinto, a cultura tem o poder de formar o cidadão e deve exercer influência desde cedo na formação plena das crianças e adolescentes. “A ideia desse concurso de desenho é para que as crianças possam participar desde pequenas de um evento que permite ampliar a visão, contribuir com a formação e suscitar a pesquisa ao tema proposto, para que a escola e os pais se envolvam” ressaltou. “Nada melhor do que esse concurso para coroar o próprio Centro Juvenil no ensino das artes e propulsor da cultura do Paraná.”

Os 40 desenhos selecionados são de crianças e adolescentes de 20 cidades paranaenses: Apucarana, Assaí, Barracão, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Iretama, Mandaguari, Maringá, Nova América da Colina, Paranaguá, Paula Freitas, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Sertanópolis.

A Comissão Julgadora foi formada pelos artistas plásticos Alfi Vivern, Ariana Labre e Luiza Urban, que destacaram a qualidade de grande parte dos trabalhos recebidos, desde o cuidado na organização dos elementos e na composição, até a poética e reflexão proposta nas obras.

Serviço
Exposição do 1º Concurso Paranaense de Desenho do Centro Juvenil de Artes
Período expositivo: até 28 de fevereiro de 2019
Entrada gratuita

Palácio das Araucárias
Saguão de entrada
Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n - Centro Cívico - Curitiba
Horário de visitação: 8h30 às 18h

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES