Em Santa Cruz do Sul (RS), uma mulher foi condenada por invadir e fazer uma publicação na conta do Facebook de seu ex-marido. A mensagem, escrita na primeira pessoa (como se tivesse sido o homem escrevendo) possui os seguintes trechos: “eu sou uma pessoa sem caráter, vagabundo” e “deixei minha filha passar fome e estou me divertindo’’. O homem foi instruído a processar a ex-mulher exigindo o pagamento de 20 salários mínimos pelos danos causados, além da possibilidade de que a publicação tinha de vir a interferir na disputa judicial pela guarda da filha, que vinha tramitando. No entanto, o juiz André Luís de Moraes Pinto, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que considerou o conteúdo da mensagem depreciativo, resolveu sentenciar a mulher a pagar o valor simbólico de R$ 300, já que entendeu que o homem deveria ter trocado a senha da conta após a separação. O ex-casal, cujos nomes não foram divulgados, já responde a outras ações, dentre as quais está incluído o pagamento de pensão, que o homem não comprovou ter pago no prazo estipulado pela justiça.

MP mira em youtubers mirins
O Ministério Público do Estado de SP pediu ao Google que retirasse do ar vídeos de influenciadores mirins por conta de propaganda velada ao público infantil. A ação civil pública diz respeito a uma campanha feita pela Mattel do Brasil, com a influenciadora Júlia Silva. Segundo informações da Folha de S. Paulo e da revista Veja, a campanha era relativa a personagens do universo de Monster High, um desenho infantil. Na campanha, a influenciadora criou oito vídeos em que seus espectadores eram convidados a fazer desafios cujo prêmio seria participar de um evento na Mattel. ara o MP, a marca pode ter usado de “estratégias abusivas de comunicação mercadológica dirigida ao público infantil”. Ainda, segundo o órgão, “Diversas empresas, aproveitando-se da hipervulnerabilidade tanto da criança youtuber como da criança espectadora, passaram a enviar seus produtos a esses influenciadores digitais para que eles os desembrulhassem, apresentassem, como verdadeiros promotores de vendas”.

Mensagens no Google Maps
O Google Maps passa a integrar um aplicativo de mensagens. A partir deste chat, comerciantes poderão responder às dúvidas, sugestões e críticas de seus clientes com mais rapidez. O recurso já está presente em alguns países da Europa e pode ser visualizado em um ícone chamado “Mensagens”, quando o usuário abre a ficha de um estabelecimento, ao clicar nele no Maps. A funcionalidade está localizada entre os ícones “Salvar” e “Compartilhar” e, quando ativada, permite o envio de mensagens diretamente ao comerciante, que pode responder em tempo real. Além disso, toda a comunicação enviada e recebida fica gravado no Gmail.
Bizarrice na rede


Pães ‘animados’
Há quem se dedique à transformar pães em criativos rostos. E claro que viralizou. Veja láhttps://www.instagram.com/virgin_honey/