Reprodução Facebook

Uma mulher negra foi acusada por um casal de idosos brancos de ser a autora do furto da cateira da mulher realizado no interior de um ônibus do transporte público de Curitiba. Após a revista feita por Policiais Militares à bolsa da mulher negra acusada da autoria do crime, um outro passageiro teria indicado a autora do furto, feito por uma mulher branca que estava no fundo do ônibus.

O caso aconteceu dentro do biarticulado da linha Santa Cândida Capão Raso, na última quinta-feira, 16, nos tubos em frente à Praça Eufrásio Correia. O vídeo foi postado nas rede social facebook e até este domingo, 19, já tinha mais de 8 mil visualizações e 7, 8 mil compartilhamentos. 

Procurada pela reportagem a Polícia Militar encaminhou a seguinte nota: 

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada, em 16/01/2020, por volta das 14h20, na região central de Curitiba, quando estava em deslocamento pela travessa da Lapa, devido a um roubo/furto de uma carteira em um biarticulado, e prontamente agiu. Os policiais entraram no ônibus, fizeram uma avaliação imediata e abordaram quem as vítimas indicaram, conseguindo, assim, recuperar os pertences das vítimas idosas que, naquele momento, encontravam-se em situação de vulnerabilidade.

Os policiais resolveram a situação demonstrando que a PM é uma instituição absolutamente treinada, preparada e pode ser acionada sem nenhum formalismo, ou seja, até com um aceno de mão, atua no momento em que o problema está acontecendo e, com uma intervenção rápida, conseguiu resolver o problema que se apresentava.
Independente de cor, raça ou gênero a PM atua com objetivo de salvaguardar vidas e proteger aqueles que, por ventura, encontrem-se vulneráveis ou necessitados de apoio da Corporação.

A PM abordou, neste caso, uma mulher negra, que foi indicada pelas vítimas, mas fez a abordagem com o consentimento dela, assim como abordou outra mulher, igualmente indicada no local.

No entanto, é importante lembrar que o caso foi resolvido de forma rápida e eficaz, por policiais de uma unidade de atuação em rodovia, mas que não se negaram a atender uma situação em perímetro urbano, uma vez que a PM pode atuar em qualquer região ou lugar do Estado, de maneira desburocratizada e objetivando a solução. A PM atua juntamente com a população e foi com informações de populares que conseguiu resolver esta situação e devolver os pertences ao cidadão, além de garantir a segurança para toda a comunidade que estava naquele ônibus.

A Polícia Militar, em sua doutrina de emprego operacional, processos de formação e qualificação profissional, não possui qualquer forma de distinção étnico-racista ideologicamente concebida e nem direciona ações e operações policiais militares que mirem afrodescendentes. O trabalho policial é atender a população em suas necessidades, e foi neste sentido que a equipe policial atendeu a ocorrência, após ser solicitada. Além de estar nas ruas para qualquer situação, a PM também pode ser acionada pelo 190 – telefone de emergência, além do APP 190 PR.