Divulgação – ‘Mulheres Inventadas’

Que o futuro é das mulheres, o mundo já não duvida. Na capital paranaense, prova disto é que um grupo feminino ocupa com exposições simultâneas, um dos principais espaços de mostras artísticas do município. A proposta, que carrega o nome de Mulheres Inventadas, é levar ao Museu Municipal de Arte (MuMA), ou Portão Cultural – como é popularmente conhecido – o trabalho de artistas que dialogam com o universo feminino através da investigação do processo autobiográfico na arte.
A ideia surgiu em um grupo que se reuniu periodicamente desde 2016, intitulado Memórias Inventadas. De lá para cá, por identificação pessoal e social, seis mulheres se mantiveram nestas reuniões e conseguiram o apoio da Fundação Cultural de Curitiba para expor o resultado destes encontros – ainda assim, cada uma expõe de maneira individual seu trabalho.

Questões tão comuns aos olhos femininos, como abuso, vergonha, medo e expectativas, são tratadas em obras de diversas linguagens: vídeos, instalações, fotografia e esculturas são alguns dos exemplos do que o público vai encontrar.

O que buscam as artistas, em tempos onde a sororidade já é um termo expandido e disseminado, é que outras mulheres se identifiquem com as vivências expostas e não sintam solidão em questões relacionadas ao gênero feminino. “Acreditamos que ao nos tornarmos visíveis, outras mulheres terão suas questões representadas”, afirma Nicole Lima, uma das idealizadoras.

A mostra também conta com um ciclo de debates e palestras gratuitas e abertas ao público, com especialistas em diversas áreas, com o intuito de expandir o diálogo nas áreas da psicanálise, performance, história e resistência política.

Serviço
Artistas: Agnes Vilseki, Evary Leal, Karla Keiko, Laiz Zotovici, Nicole Lima e Verônica Fukuda.
Quando: de 16 de março a 12 de maio.
Palestras: 23 e 30 de março / 06, 13 e 27 de abril / 04 de maio.
Lançamento catálogo e finissage: 11 de maio
Horários: 10h as 19h – terça a domingo.
Onde: MuMA – Portão Cultural: Av. República Argentina, 3432 / Portão.
Quanto: Gratuito