Valquir Aureliano

Quem ficar em Curitiba durante a Páscoa terá a oportunidade de fazer o bem e, ao mesmo tempo, se divertir com um bom musical. É que a Igreja Batista do Bacacheri (IBB) fará uma viagem no tempo, mais precisamente à década de 1940, durante os anos da Segunda Guerra Mundial, para trazer uma mensagem especial de Páscoa.

Para acompanhar o espetáculo, é preciso, em troca de cada ingresso, apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado pela ABC Vida à ONGs, casas de recuperação de viciados em drogas e famílias em situação de vulnerabilidade. As apresentações do PAZCOA Cidade acontecem de quarta-feira (17) a domingo (21) e a expectativa é que cerca de 4,5 mil pessoas acompanhem o espetáculo nos quatro dias — além disso, as apresentações também serão transmitidas ao vivo no site e canais da igreja nas redes sociais.

Segundo Rodrigo Lara, que dirige o PAZCOA Cidade há quatro anos, o objetivo do evento é levar paz ao coração das pessoas (o que explica o nome do evento). O espetáculo deste ano, então, irá contar a historia de um casal de irmãos órfãos, que estão fugindo da perseguição nazista aos judeus. Quem assistir ao musical, encontrará referências a filmes como ‘A Lista de Schindler’, ‘O Menino do Pijama Listrado’ e ‘O Pianista’. “Muita gente questionou quando começamos a divulgar: ‘Mas o que Segunda Guerra tem a ver com Páscoa? Por que não fazer representações dos últimos dias de Jesus na Terra, crucificação…’. Mas nós fizemos isso no ano passado, quando seguimos o molde mais tradicional, e neste ano tentamos trazer uma variedade artística. E o que isso tem a ver com a Páscoa? Aí tem de vir para descobrir”, brinca o artista.

Ao todo, cerca de 300 pessoas estão participando do espetáculo, entre artistas (dançarinos, atores, músicos e orquestra) e equipe de produção. Os ensaios, que foram encerrados nesta terça-feira (16), aconteceram desde a segunda quinzena de janeiro. “Foram quatro meses de preparação. O sentimento é de muita alegria e gratidão. Somos gratos a Deus por nos dar a possibilidade de falar sobre amor, confraternização, sobre paz. Vivemos num mundo em guerra, você liga a tevê e vê matança, notícia ruim, tristeza. A sociedade precisa de paz e a arte pode ser um veículo de conforto, alegria, emoção ao coração das pessoas”, diz Rodrigo.

Quem quiser acompanhar o espetáculo, inclusive, deve se agilizar para adquirir os ingressos. No ano passado, todas as sessões ficaram praticamente lotadas. Para este ano, as entradas para sexta e sábado já estão esgotando. “Só desejo que todos os que estiverem em Curitiba não fiquem em casa, venham desfrutar de um tempo emocionante, muito lindo e especial. Estamos muito felizes para receber a cidade, não só Curitiba, mas toda a região metropolitana. Estamos na entrada da cidade justamente para receber todo mundo”, finaliza o diretor do espetáculo.

SERVIÇO
PAZCOA Cidade 2019
Datas e horários: 17 a 20 de abril às 20 horas
21 de abril, às 18h30
Endereço: Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134
https://www.facebook.com/ibbcuritiba/
http://www.ibb.org.br/
Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Troca no local