Cerca de 80 toneladas de resíduos, entre caliça, terra, madeira, móveis velhos e entulhos em geral, foram retirados das ruas, nas Moradias Sambaqui e Novo Horizonte, no bairro Sítio Cercado, até a manhã desta segunda-feira (29). O mutirão de limpeza, promovido pela Administração Regional do Bairro Novo, teve início dia 19 e prossegue até quarta-feira (31).

A previsão é que até o fim do mutirão sejam retiradas mais de 120 toneladas de resíduos, informou o coordenador técnico da Administração Regional do Bairro Novo, Edélcio Marques dos Reis.

O operador de máquinas Jacir de Campos, que mora há dez anos na região, aprovou a realização do mutirão. Muitas vezes, eu e a minha família tínhamos vergonha de convidar as pessoas para nos visitar em casa, pois isso daqui estava muito feio. Agora ficou ótimo. Tomara que a comunidade mantenha as ruas limpas, disse. Ele mora na Rua José Irineu Budant, com a esposa e dois filhos.

Na casa ao lado, seu vizinho John Wagner da Silva, que mora com a família há nove anos naquele endereço, também ficou satisfeito com a ação de limpeza. O ambiente ficou muito melhor, mais limpo e bonito. Acredito que o mutirão incentive os moradores a colaborarem com a manutenção da limpeza na nossa comunidade, afirmou.

Segundo Silva, a quantidade de caliça e entulhos que se acumulava nas calçadas dificultava a passagem dos pedestres e oferecia riscos para as crianças que brincam no local. Eu nunca tinha visto uma ação grande como esta, nossa rua está ótima agora, elogiou.

O lavrador Ezequiel Pereira Guedes, que há seis meses vive no Moradias Novo Horizonte, foi até a rua para conferir o trabalho do mutirão de limpeza e aprovou. A região estava muito feia, esta ação melhorou muito a cara do local, afirmou.

Segundo a Administração Regional do Bairro Novo, foram retirados 36 caminhões cheios de resíduos. Denúncias sobre descarte irregular de caliça ou outros resíduos podem ser feitos pelo fone 156 da Prefeitura de Curitiba.