O Governo do Paraná realiza neste sábado (23), em Maringá, a segunda audiência de conciliação do Programa de Recuperação de Crédito, criado para que mutuários inadimplentes possam regularizar a situação de seus imóveis. As 94 famílias selecionadas para participar da audiência poderão ter desconto de até 100% nos juros e ainda garantir a permanência na casa própria. O convênio envolve a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), o Tribunal de Justiça do Paraná, o Ministério Público e a Defensoria Pública. 

Podem ser negociadas dívidas referentes a financiamentos feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e administrados pela Cohapar. O Programa de Recuperação de Crédito foi instituído pela Lei 17.627, de 17 de julho de 2013, e tem como objetivo atender todas as famílias que possuem mais de três prestações do financiamento da casa própria em atraso. 

Os acordos são homologados pelo Tribunal de Justiça e cada caso é analisado individualmente. O objetivo é que as famílias quitem suas dívidas, mas sem comprometer a renda familiar. Com este processo de negociação, o Estado recebe o pagamento dos imóveis, o Tribunal de Justiça reduz o número de processos e os mutuários garantem a propriedade do imóvel. 

Esta é uma grande oportunidade para que as pessoas que tiveram alguma dificuldade e deixaram de pagar suas prestações possam regularizar seu imóvel e nos ajudem a construir ainda mais moradias no Paraná, disse o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. 

Além de participar das audiências de conciliação, os mutuários que estão com as prestações em atraso podem procurar um dos 13 escritórios regionais da Cohapar para renegociar a dívida e regularizar a situação do imóvel (informações pelo telefone 0800 6450055). 

O Governo do Paraná já está presente em 99% dos municípios paranaenses, com construção de moradias no campo e na cidade, além da titulação e melhorias em residências. A meta do governo é atender 110 mil famílias até 2014 – 100 mil na área urbana e 10 mil na área rural. A meta do programa rural já foi superada, com um ano de antecedência. 

Serviço 

Audiência de conciliação 

Data: 23/11/2013 (sábado) 

Horário: 13h40 às 18 horas 

Local: Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania 

Endereço: Avenida José Paulino Vieira Filho, 239