Série C

Na despedida, Paraná Clube goleia o lanterna com gols de dois artilheiros

(Foto: Robson Mafra)
(Foto: Robson Mafra)
(Foto: Robson Mafra)
(Foto: Robson Mafra)
(Foto: Robson Mafra)
(Foto: Robson Mafra)
(Foto: Robson Mafra)
(Foto: Robson Mafra)

O Paraná Clube venceu por 4 a 0 o Oeste, nesse sábado (dia 25) à tarde, na Vila Capanema, pela 18ª e última rodada do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Léo Pettenon, Ebere, Gustavinho e Gabriel Correia. Os dois times já entraram em campo rebaixados. A queda para a quarta divisão nacional há havia ocorrido em rodadas anteriores. Com o resultado, o time paranaense terminou na penúltima (9ª) colocação, com 16 pontos. A equipe de Barueri ficou em último (10º) lugar, com 7 pontos.

Clique aqui para assistir ao 1º gol.

Clique aqui para assistir ao 2º gol.

Clique aqui para assistir ao 3º gol.

Clique aqui para assistir ao 4º gol.

Agora, o Paraná só volta a disputar uma competição oficial em 2022. Serão mais de três meses de inatividade até o início do Campeonato Paranaense.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.

ARTILHEIROS
O atacante nigeriano Ebere terminou como artilheiro do Paraná na Série C, com 3 gols em 14 jogos, empatado com o centroavante Reis (3 gols em 15 jogos). O atacante Gustavinho encerrou como artilheiro do Paraná na temporada 2021, com 4 gols em 25 jogos. Esse foi o primeiro gol dele na Série C. Os outros três gols foram no Paranaense.

ESCALAÇÃO
A baixa de última hora foi Moisés Gaúcho. Outros desfalques eram Lucas Sene (lesão) e Reis (suspenso). Com isso, a novidade foi Léo Pettenon. No total da escalação titular, o técnico Jorge Ferreira escalou cinco novatos revelados nas categorias de base: Paranhos, Bryan, Pettenon, Kriguer e Castanha. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Vinicius Moura (), Castanha () e Gustavo França (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
Apesar da situação melancólica das duas equipes, o jogo foi bem disputado e com boas jogadas ofensivas na primeira etapa. O Paraná acertou uma bola no travesssão (com Ebere), marcou um gol e levou perigo em outros dois momentos. O gol foi aos 30, em cobrança de falta perfeita de Gustavo França na cabeça de Léo Pettenon, que acertou no canto: 1 a 0. O Oeste também colocou uma bola na trave e criou outras três jogadas ofensivas.

SEGUNDO TEMPO
O jogo caiu de intensidade e qualidade no começo do segundo tempo. Aos 18, as primeiras substituições no Paraná, com as entradas do ponta Mikael (18 anos, revelado na base) e do meia Gabriel Correia (23 anos, ex-Nacional-PB). Aos 24, entrou Gustavinho. A partir daí, o Paraná passou a atacar com frequência e construiu a goleada. Fez 2 a 0 aos 25, em boa jogada de Gabriel Correia para Ebere finalizar. Aos 28, o terceiro gol, em escanteio de Gabriel Correia para cabeceio de Gustavinho. Aos 32, mais duas substituições no time paranaense, com as entradas do volante Lucão e do meia-atacante Matheus Japa, ambos revelados nas categorias de base. Japa fez seu primeiro jogo como profissional pelo Paraná. Lucão já havia atuado no Paranaense. O quarto gol veio aos 43, quando Gabriel Correia roubou a bola no ataque, chutou de fora da área e colocou no ângulo.

PARANÁ 4x0 OESTE
Paraná: Bruno Grassi; Paranhos, Luan, Vinicius Guarapuava e Bryan; Léo Pettenon e Kriguer (Lucão); Vinicius Moura (Gabriel Correia), Castanha (Mikael) e Gustavo França (Gustavinho); Ebere (Matheus Japa). Técnico: Jorge Ferreira
Oeste: Fernando Henrique (Guilherme); Matheus Rocha, Pedrão, Sandoval e Salomão; Marcinho (Zeca) e Bruno Miguel; Robertinho, Tite e Léo Ceará; De Paula. Técnico: Sérgio Alexsandro
Gols: Léo Pettenon (30-1º), Ebere (25-2º), Gustavinho (28-2º) e Gabriel Correia (43-2º)
Cartões amarelos: Bruno Miguel (O).
Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
Local: Vila Capanema, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Ebere rouba a bola no ataque e chuta forte, no travessão.
10 – Escanteio. Léo Ceará cruza. Sandoval cabeceia no travessão. No rebote, Tite marca o gol, mas estava impedido.
18 – Salomão cruza rasteiro. Léo Ceará recebe na área, gira e chuta. Bruno Grassi defende.
21 – Escanteio. Gustavo França cruza. A zaga tira mal. A bola sobra na área para Vinicius Moura, que chuta para longe.
27 – ebere
30 – Gol do Paraná. Falta na direita. Gustavo França cruza para a primeira trave. Léo Pettenon chega antes que a zaga e toca de cabeça, no canto.
38 – Salomão recebe na área e cruza. Na cara do gol, Bruno Miguel cabeceia mal e perde gol feito.
41 – Léo Ceará enfia. Salomão sai na cara do gol e tenta por cobertura. A bola vai para fora.
43 – Léo Ceará lança. Robertinho domina na área, gira e chuta sobre o gol.
45 – Gustavo França cruza. Salomão tira antes que Vinicius Moura finalize.

Segundo tempo
10 – Vinicius Moura dispara da linha divisória, dribla dois e chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
22 – Boa jogada do Oeste. Matheus Rocha fica livre na área e chuta cruzado. A bola passa perto.
25 – Gol do Paraná. Gabriel Correia recebe na ponta-direita e enfia para Ebere, que entra livre na área e chuta cruzado.
28 – Gol do Paraná. Gabriel Correia cobra escanteio. Livre na área, Gustavinho cabeceia no canto.
43 – Gol do Paraná. Gabriel Correia rouba no ataque, avança e chuta de fora da área. A bola entra no ângulo. Golaço!