Franklin de Freitas

Na estreia do técnico Fábio Carille, a torcida do Athletico Paranaense voltou a sorrir. Jogando na Arena da Baixada, o Furacão conseguiu uma importante vitória diante do The Strongest, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O triunfo, com placar mínimo, foi construído a partir de um pênalti sofrido por Vitinho, logo em seu primeiro lance ao entrar em campo no 2º tempo. Terans foi para a cobrança e não desperdiçou, garantindo os primeiros três pontos.

Com a vitória em casa, o Athletico agora soma quatro pontos em dois jogos, aparecendo na segunda colocação do Grupo B da Libertadores. Está atrás do Libertad, que tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no critério de desempate – mais gols marcados. Já Caracas (3º) e The Strongest (4º) têm um ponto cada.

O Furacão agora se prepara para voltar a campo no próximo domingo, quando volta jogar em casa, pelo Campeonato Brasileiro, recebendo o Atlético-MG na Arena.

RETROSPECTO

Athletico e The Strongest somam agora três partidas disputadas na história da Libertadores. O Furacão venceu em duas ocasiões (ambas jogando em casa) e os bolivianos levaram a melhor quando foram os mandantes, em 2014 (quando eliminaram o time brasileiro na fase de grupos da competição).

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Estreando no comando do Athletico mesmo sem ter treinado o time, praticamente, o técnico Fabio Carille contou com a orientação de sua comissão técnica e fez mudanças diversas no onze inicial do rubro-negro em relação à goleada para o São Paulo, no final de semana. Entraram no time: o lateral-direito Orejuela, o zagueiro Matheus Felipe, o meio-campista Bryan García, o meia-atacante Canobbio e o atacante Pablo. Foram preteridos: Khellven, Lucas Halter, Christian, Vitor Bueno e Marcelo Cirino, respectivamente.

PRIMEIRO TEMPO

Mesmo com uma nova escalação, o time paranaense repetiu problemas vistos em outras ocasiões. Jogando diante de sua torcida, até teve o domínio da partida, somando 70% da posse de bola, mas pouco produziu para conseguir abrir o placar, somando seis finalizações a gol (apenas uma no alvo). Na melhor oportunidade, já nos acréscimos da primeira etapa, Terans fez bela jogada inbdividual e serviu para Pablo, que parou no goleiro Viscarra.

O The Strongest, por sua vez, foi cauteloso ao extremo. As linhas de defesa e meio de campo jogavam muito próximas e recuadas até perto da própria área boliviana, numa tentativa de negar espaços ao Furacão. O time praticamente não passou do meio de campo com a bola e não finalizou uma vez sequer, mas também não teve grandes dificuldades no setor defensivo.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final apresentou o mesmo cenário, com o time boliviano entregando a bola ao brasileiro, que tinha dificuldade em superar a defesa rival. Aos 16 minutos, então, vieram as primeiras mudanças no Athletico, com Vitinho e Marcelo Cirino substituindo Cuello e Pablo. E o jovem, recontratado recentemente por empréstimo junto ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, foi decisivo logo em seu primeiro toque na bola: Vitinho recebeu pela esquerda, sambou para cima de Torres e, ao tentar o drible dentro da área, acabou derrubado. Pênalti que Terans não desperdiçou, abrindo o placar e aliviando a pressão na Arena da Baixada.

Já na reta final da partida, aos 34 minutos, Marlos entrou em campo no lugar de Canobbio. Aos 41, Pedro Rocha e Pablo Siles ganharam oportunidade nas vagas de Terans e Hugo Moura. O Athletico teve mais duas boas chances de gol, ambas com a participação de Marlos, mas não conseguiu ampliar o marcdor.

NÚMEROS DO JOGO

O Athletico terminou a partida tendo somado 69% da posse de bola e um total de 20 finalizações a gol (das quais sete foram no alto). O The Strongest, por sua vez, finalizou quatro vezes, obrigando uma defesa do goleiro Bento. Em escanteios (5 x 2) e passes trocados (550 x 249), novamente vantagem estatística aos brasileiros.

FICHA TÉCNICA

Athletico Paranaense 1 x 0 The Strongest

Athletico: Bento; Orejuela, Matheus Felipe, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura (Pablo Silles) e Bryan García; Canobbio (Marlos), Cuello (Vitinho) e Terans (Pedro Rocha); Pablo (Marcelo Cirino). Técnico: Fabio Carille
The Strongest: Viscarra; Castillo, Aponte, Wayar (Arrascaita) e Demiquel; Torres e Saucedo (Cascini); Esparza (Henry Vaca), Calleros (Rodrigo Amaral) e Ursino; Triverío. Técnico: Cristian Díaz
Gol: David Terans (19-2º)
Cartões amarelos: Hugo Moura, Vitinho, Matheus Felipe (A), Aponte, Wayar, Triverio (T)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR), quinta-feira (14 de abril) às 19 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

10 – Terans abre para Cuello pela esquerda. O argentino corta para o meio e chuta ao lado do gol, com perigo.

29 – Cruzamento fechado de Cuello. Pablo se estica, mas não alcança e a bola vai direto para o gol. Viscarra segura.

35 – Canobbio recebe na intermediária, limpa a marcação e chuta colocado. A bola passa ao lado do gol.

38 – Cuello desce pela esquerda e vê Hugo Moura invadindo a área. Ele toca pro volante, que recebe perto da linha de fundo e cruza. A bola chega em Canobbio, livre no meio da área, mas ele chuta mal, por cima.

39 – Cruzamento da direita para a área. Cuello recebe na segunda trave, encara o marcador e chuta forte. A bola estufa a rede, mas pelo lado de fora.

46 – Terans recebe na entrada da área e já domina tirando dois marcadores do lance e avançando para perto da linha de fundo. Ele cruza para Pablo, que chega batendo. O goleiro salva o The Strongest.

Segundo tempo

2 – Orejuela recebe a bola invertida, corta da direita para o meio e chuta forte, por cima do gol.

5 – Cobrança de falta de longe de Terans. A bola vai direto para o gol e quase complica Vizcarra, que defende com um soco.

18 – Pênalti para o Athletico! Em seu primeiro lance com a bola, Vitinho recebe pela esquerda, parte para cima de Torres dentro da área e é derrubado.

19 – Gol do Athletico! Terans cobra o penal batendo firme de pé esquerdo, alto e no meio do gol. O goleiro puia para o lado e a rede balança.

33 – Cruzamento de Orejuela. Vitinho recebe na área, ajeita e chuta. A bola desvia e passa ao lado do gol.

37 – De novo Vitinho! O atacante recebe de Marlos e chuta firme. A bola toca na trave e sai.

43 – Marlos puxa o contra-ataque, toca para Orejuela e recebe de novo. Ele chuta, mas sem tanta força, e Viscarra espalma.